A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 23ª Região (Amatra 23 – MT) deu início na última quinta-feira (22/7) à nova etapa do programa "Trabalho, Justiça e Cidadania", que é uma iniciativa da Anamatra. A programação segue até esta quinta-feira (29/7).
Nesta fase serão ministradas palestras com temas escolhidos por alunos e professores da Fundação Bradesco, instituição de ensino situada no Jardim Vitória, em Cuiabá.
O tema que deu início ao ciclo de palestra foi "Lei do Estágio - Deveres do aluno com a escola e do empregador com estagiário/jovem aprendiz", ministrada pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho Leandro de Andrade Carvalho. Na sexta-feira (23/7), a auditora fiscal Norma Lúcia da Silva falou sobre "Direitos do Trabalhador - O empregado doméstico".
Para a esta semana estão previstas as seguintes palestras:
Hoje (26) – "Direito da família - Investigação de paternidade";
Terça-feira (27) – "Direitos básicos do consumidor - Prevenção e reparação de danos", ministrada pela juíza do Trabalho Claudirene Ribeiro;
Quarta-feira (28) – professores e alunos terão a oportunidade de conhecer "A função da Justiça do Trabalho", com o desembargador do Tribunal Regional Trabalho (TRT) de Mato Grosso Edson Bueno;
Quinta-feira (29) – o juiz do Trabalho João Humberto Cesário ministra a palestra intitulada "Trabalho Escravo e Trabalho Infantil".
Próximas fases
A primeira etapa do programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" foi realizada em abril deste ano e contou com a participação de aproximadamente 25 professores da Fundação Bradesco no curso de multiplicadores.
A próxima fase irá contar com visitas dos alunos da instituição a órgãos do Judiciário, como o TRT. O último momento do programa é denominado Culminância, no qual os alunos vão apresentar trabalhos relativos aos temas explorados ao longo do projeto.
As palestras serão realizadas no saguão da Fundação Bradesco, em Cuiabá, e estarão abertas para professores e alunos.