O vice-presidente da Anamatra, Renato Sant’Anna, que está no exercício da presidência, esteve presente ontem (8/6), juntamente com diversos magistrados do Trabalho, na posse da nova diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para o biênio 2010/2012.
No discurso de despedida, Fernando Mattos fez um balanço de sua gestão à frente da Ajufe. Ele relembrou a intensa atuação da diretoria para garantir a aprovação da lei que criou 230 novas varas federais e possibilitou a estruturação das Turmas Recursais. Mattos também destacou a luta da Associação na defesa das prerrogativas e da independência da magistratura, quer através de notas à imprensa, quer em atos públicos, ou pela contratação de escritório de advocacia, titularizado pelo advogado Pierpaolo Bottini, para defesa dos associados em processos administrativos e judiciais, que têm obtido uma taxa de sucesso superior a 83%.
O novo presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, disse, entre outros pontos em seu discurso de posse, que manterá o trabalho da diretoria que deixa a Associação, a exemplo da defesa das férias de 60 dias e o recesso forense da magistratura federal. Ele também enfatizou o papel exercido pela Associação na promoção da cidadania e no fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
“A Ajufe está ao lado do povo brasileiro em defesa de inúmeros projetos de lei e Propostas de Emendas à Constituição de interesse social e não corporativo. Listo aqui o PLC 156/2009 que cria o nosso novo CPP e está na pauta do plenário do Senado. O princípio constitucional da duração razoável do processo, garantidos o contraditório e a ampla defesa, deve ser observado por imposição da EC n° 45. Os juízes federais do Brasil assumiram um protagonismo social da mais alta relevância com suas paradigmáticas decisões repressoras da corrupção, do crime do colarinho branco, dos crimes ambientais, dos crimes contra a ordem econômica, dos crimes contra o consumidor, do tráfico internacional de drogas e das organizações criminosas”.
Presenças – A solenidade, realizada no Unique Palace, em Brasília, reuniu autoridades dos três Poderes, magistrados e representantes de entidades de classe, tais como o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso; o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha; o Advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams.
Conheça a nova diretoria da Ajufe:
Presidente: Gabriel de Jesus Tedesco Wedy
Vice-Presidente na 1ª Região: Fernando da Costa Tourinho Neto
Vice-Presidente na 2ª Região: Fabrício Fernandes de Castro
Vice-Presidente na 3ª Região: Ricardo de Castro Nascimento
Vice-Presidente na 4ª Região: Fernando Quadros da Silva
Vice-Presidente na 5ª Região: Nagibe de Melo Jorge Neto
Secretário-Geral: José Carlos Machado Júnior
Primeiro Secretário: Carla Abrantkoski Rister
Tesoureiro: Cynthia de Araujo Lima Lopes
Revista: José Lázaro Alfredo Guimarães
Cultural: Márcia Maria Ferreira da Silva
Social: Érika Giovanini Reupke
Relações Internacionais: Vladimir Passos de Freitas
Assuntos Legislativos: Jorge Luis Girão Barreto
Relações Institucionais: José Francisco Andreotti Spizzirri
Assuntos Jurídicos: Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti
Diretor de Esportes: Wilson José Witzel
Assunto de Interesse dos Aposentados: Abel Fernandes Gomes
Comunicação: Sidmar Dias Martins
Administrativo: Ivo Anselmo Hohn Junior
Tecnologia da Informação: Alexandre Ferreira Infante Vieira
Coordenador de Comissões: Antônio André Muniz Mascarenhas de Souza
Suplente: Reynaldo Soares da Fonseca
Suplente: Suane Moreira Oliveira
Conselho Fiscal: Márcia Vogel Vidal de Oliveira
Conselho Fiscal: Tânia Regina Marangoni Zauhy
Conselho Fiscal: Warney Paulo Nery Araújo
Conselho Fiscal: Jorge André de Carvalho Mendonça (suplente)
Conselho Fiscal: Fernando Cleber de Araújo Gomes (suplente)