Conatrae discute realização do Encontro Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio em Brasília

O diretor financeiro da Anamatra, Antônio Neves de Freitas, participou hoje (12/5) da  reunião da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). Na ocasião, foi discutida, entre outros pontos, a operacionalização do 1ª Encontro Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio em Brasília, reunindo representantes dos três Poderes e da sociedade civil.

“O combate ao trabalho escravo é uma prioridade de nossa associação”, ressaltou Antonio Freitas, que ponderou aos presentes a necessidade da participação de um dirigente da Anamatra em uma das mesas de debate previstas para o Encontro Nacional.

Presente à reunião, o senador José Nery (PSOL-PA), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e líder da Frente Parlamentar de Combate ao Trabalho Escravo, falou da importância e das dificuldades que têm sido encontradas para a aprovação da  PEC 438/2005, que determina a expropriação de terras onde for constatada a exploração do trabalho escravo.

“É um desafio para todos nós fazer com que a Câmara priorize a proposta ainda este ano”, afirmou o parlamentar, sugerindo que as assinaturas que vêm sendo coletadas no abaixo-assinado pela aprovação da PEC sejam entregues em ato formal, durante a programação do Encontro, o que foi aprovado pela Conatrae.

A reunião teve a coordenação do Secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, ministro Paulo Vanucchi, e contou com a participação de diversos integrantes da Conatrae, entre eles o presidente eleito da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPT), Sebastião Caixeta, o diretor da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, além de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego,  como a  secretária de inspeção do trabalho, Ruth Vilela.