Em suas palavras, durante a solenidade de abertura do 15º Conamat, ocorrida na noite do dia 28 de abril, o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto de Paula Machado, prestou homenagem da advocacia brasileira à Justiça do Trabalho. “Há bastante tempo acompanho os trabalhos dessa justiça especializada e confesso que fico vivamente impressionado com a expressão e a dimensão desse evento”, afirmou, ao ressaltar que, ao longo dos anos, a Justiça do Trabalho deu vivas mostras de sua evolução e qualidade.
“Hoje nós temos uma Justiça do Trabalho com competência ampliada em decorrência de sua própria qualidade e mérito. E tudo que se construiu ao longo dessas três últimas décadas foi fruto de muito trabalho e, diria, de desbravadores que souberam construir essa Justiça que, passando do Executivo para se integrar ao Judiciário, foi construindo uma jurisprudência e inspirando uma nova legislação”, disse. “Temos uma justiça grandiosa, que soube dar o tratamento adequado a essa competência alargada, que extrapolava as lides próprias e típicas, decorrentes da legislação material trabalhista”, completou.
“A simplificação do sistema recursal, tão criticada, hoje é elogiada e é o grande mote na reforma da legislação processual civil brasileira. E tudo isso é fruto intenso trabalho dessas últimas três décadas”, completou o vice-presidente, ao falar também da participação dos advogados nesse processo.
“A Justiça do Trabalho mostrou, com sua vivacidade, que a Justiça não pode ficar deitada em berço esplêndido. Ela precisa se atualizar e estar em sintonia com os interesses da nação e com os próprios fatos sociais que devem justificar a elaboração de novas leis e o próprio comportamento da jurisprudência brasileira”, disse. “Deixo aqui a homenagem da advocacia brasileira a todos esses avanços experimentados pela Justiça do Trabalho e à magistratura trabalhista desse País, que vem, ao longo dos anos, dando claros sinais de comprometimento com os interesses maiores de nosso Brasil”, finalizou o vice-presidente da OAB.