Magistrados fazem balanço da gestão do ministro Gilmar Mendes

Ministro recebe dirigentes da Anamatra e da Ajufe

 

Os presidentes da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos, acompanhados de magistrados trabalhistas e federais, estiveram hoje (14/4) no gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.

Na ocasião, os magistrados prestaram homenagem ao ministro, que deixará a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no próximo dia 23, e fizeram um breve balanço da gestão de Gilmar Mendes à frente dos dois órgãos.

Entre os assuntos destacados como importantes esteve a Resolução nº 70 do CNJ, que garantiu a participação das entidades de classe e dos juízes de 1º e 2º graus no planejamento estratégico do Poder Judiciário. A realização dos Encontros Nacional do Poder Judiciário e o encaminhamento do projeto que reajustou os subsídios dos ministros do STF também foram lembrados pelos dirigentes associativos como alguns destaques da gestão do ministro. A questão do orçamento da Justiça do Trabalho também foi abordada durante a audiência.

“A relação das associações com o presidente do Supremo tem melhorado a cada gestão. Na gestão do ministro Gilmar, houve uma abertura importante, não somente no Supremo, mas também no CNJ. Isso nos deixa bastante felizes, pois mostra que as associações, o Supremo e o Poder Judiciário são todos partes e atores de um grande processo político de acesso à justiça”, registrou Luciano Athayde.

Sobre a futura gestão do ministro Cezar Peluso, que assumirá as presidências do Supremo e do CNJ, o presidente da Anamatra afirmou que tem expectativas positivas. “Acredito que determinadas conquistas institucionais não podem retroceder. O processo de aproximação deve avançar, pois o depoimento que tenho a dar é que todos nós ganharemos com isso”, disse, ao ressaltar a importância do trabalho conjunto com o objetivo comum de ter uma justiça mais acessível e justa. 

Agenda
A visita a Gilmar Mendes também foi oportunidade para Luciano Athayde entregar ao ministro exemplar da Agenda Político-Institucional da Anamatra 2010, publicação que a entidade lançou hoje, na Câmara dos Deputados, e que reúne o panorama das ações desenvolvidas pela Anamatra e destaca o pensamento e a posição política da entidade a respeito dos temas destacados por todas as esferas do governo e, em especial, no que tange o Judiciário brasileiro.

Além dos presidentes da Anamatra e da Ajufe, participaram da audiência com o ministro Gilmar Mendes os juízes Luiz Colussi, Virgínia Bahia, Carlos Conte, Gilberto Martins, presidentes das Amatras 4 (RS), 6 (PE), 9 (PR) e 10 (DF e TO), respectivamente, a juíza do Trabalho Áurea Sampaio, vice-presidente da Amatra 1 (RJ), além de dirigentes da Ajufe.


Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra