Anamatra prestigia instalação de comissão que discutirá fim da contribuição previdenciária para servidores inativos

Diretora de aposentados participa da reunião da comissão especial que analisa a PEC 555/2006

A diretora de aposentados da Anamatra, Cristina Ottoni Valero, participou hoje (7/4) da sessão de instalação da comissão especial da Câmara dos Deputados, destinada a analisar o fim da contribuição previdenciária para os servidores inativos, conforme prevê a Proposta e Emenda Constitucional (PEC) nº 555/2006.  A presidente da Amatra 2 (SP), Sônia Lacerda, também esteve presente.

A proposta, de autoria do ex-deputado Carlos Mota, propõe a revogação do art. 4º da Emenda Constitucional nº 41/2003, extinguindo a cobrança da contribuição sobre os proventos de aposentados e pensionistas, com o objetivo de restabelecer a situação já consolidada antes da promulgação da Emenda. “O pleito é pelo restabelecimento da situação de quem já era pensionista ou estava aposentado”, ressalta nota técnica da Anamatra, entregue aos deputados integrantes da Comissão.

A diretora de aposentados comemorou a instalação e afirmou que esse é um importante passo já que começam a contar os prazos para apresentação de emendas e relatórios, para posterior apreciação do plenário da Câmara.“A Anamatra continuará na defesa pela aprovação dessa PEC para corrigir essa distorção a que foram submetidos os aposentados”, ressaltou a magistrada.

A comissão é formada por 17 titulares, em número igual ao de suplentes, e terá como presidente o deputado Marçal Filho (PMDB-MS) – na foto com a juíza Cristina Valero –, e como relator o deputado Luiz Alberto (PT-BA). A escolha dos vice-presidentes será realizada na próxima sessão, que acontecerá no dia 14 de abril.

O presidente da comissão ao afirmar que os aposentado vêm sendo os grandes injustiçados, disse que já tem se inteirado do assunto, e que inclusive já realizou um seminário sobre o tema em seu estado.

Já o relator, deputado Luiz Alberto, ressaltou que estará atento para relatar a matéria que, segundo ele, é polêmica. “Quero produzir um relatório que responda às expectativas dos servidores e do país”, disse o parlamentar, ao registrar que pedirá a colaboração de todos que têm interesse em debater a questão, como as entidades que estavam na instalação da comissão, a exemplo da Anamatra.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra