O presidente da Amatra 10, Gilberto Martins, representou a Anamatra em audiência pública realizada no dia de hoje (15/12) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Na ocasião, foram discutidas as oportunidades para trabalhadores negros e mulheres no acesso, ascensão e remuneração nos supermercados. Na ocasião, também foi debatido o Projeto de Lei (PLS 213/03), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Estatuto da Igualdade Racial.
Em sua intervenção, Gilberto Martins exaltou a importância de propostas que signifiquem a redução das desigualdades no mercado de trabalho. “Precisamos que o Poder Legislativo exerça de forma efetiva o papel de criar leis que concretizem direitos e legitimem o combate à dívida social que é a desigualdade”, afirmou o magistrado
A mesa da qual o magistrado foi integrante contou ainda com a participação de representantes das redes de supermercados Carrefour e Wall-Mart e foi coordenada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), responsável pelo requerimento para realização da audiência. O procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, também esteve presente à audiência, juntamente com dirigentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).