O juiz do Trabalho da 10ª Região Denilson B. Coêlho apresentou hoje (20/8) ao Conselho de Representantes da Anamatra o sistema Jus-Redator. Elaborado por Denilson em parceria com o juiz Carlos Augusto Nobre e o analista de sistemas Gilberto Rios, o sistema tem como objetivo permitir ao magistrado criar suas decisões com maior agilidade, levando em consideração sempre seus próprios textos e raciocínio lógico.
“A ideia é centralizar em um único sistema todas as ferramentas que o juiz precisa para proferir sentenças, dando mais celeridade ao ato de julgar e por consequência ao processo”, explica Denilson Coêlho. Entre as facilidades do sistema estão a disponibilização de calculadoras de jornada de trabalho e de prazo processual. Além disso, o Jus-Redator armazena os fundamentos do magistrado, e sua interpretação sobre doutrinas e legislação, auxiliando, portanto, nas sentenças que versarem sobre casos similares.
O Jus-Redator funciona em conjunto com o BrOffice 3.0.1 ou com o MS Word 2007 e está em constante desenvolvimento. Criado há cerca de um ano, atualmente, 260 magistrados do Trabalho em todo o Brasil já utilizam o sistema que é gratuito e pode ser “baixado” da Internet não só por juízes, mas por assessores, membros do Ministério Público e demais interessados. “O sistema é aberto”, explica Denilson Coêlho.
Para adquirir gratuitamente o Jus-Redator, basta acessar o site http://jusredator.blogspot.com/ e se inscrever na lista de discussão, que tem como objetivo, também, trazer novidades do sistema, novas versões e tirar dúvidas dos usuários.