Anamatra participa da primeira sessão da nova composição do CNJ

Cumprimento da “Meta 2” do planejamento estratégico do Poder Judiciário foi destaque da abertura da sessão


Luciano Athayde e Luciana Neves com o conselheiro Nelson Tomaz Braga

O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, acompanhou hoje (4/8) a primeira sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em sua nova composição. Também estiveram presentes à 87ª sessão plenária do CNJ o diretor de prerrogativas e assuntos jurídicos, Germano Siqueira, e os integrantes do Conselho de Representantes Luciana Neves (Amatra 1) e Luiz Colucci (Amatra 4).

Os doze membros da nova composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram empossados oficialmente ontem (3/8) e exercerão mandatos de dois anos. Pela Justiça do Trabalho, os representantes são o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra da Silva Martins Filho e os magistrados Nelson Tomaz Braga, do TRT do Rio de Janeiro, e Morgana de Almeida Richa, titular da 15ª Vara do Trabalho de Curitiba (PR).

Na abertura da sessão, o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, desejou sucesso aos novos conselheiros, conclamando-os a se integrarem de forma efetiva aos projetos do Conselho. “Espero que todos se incorporem no esforço de transformar e mudar o Poder Judiciário nacional”, afirmou.


Luciano Athayde e os conselheiros Walter Nunes (à esquerda) e Marcelo Neves (à direita)


Meta 2
* Com informações do CNJ

O ministro Gilmar Mendes falou também da campanha“Meta 2: bater recordes é garantir direitos”, que visa estimular o cumprimento da 2ª meta do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Pela meta, todos os processos judiciais distribuídos até 31 de dezembro de 2005 (em 1º, 2º grau ou tribunais superiores) deverão ser julgados até o final de 2009.

Nesse aspecto, o ministro falou do sistema intitulado “Processômetro”, em funcionamento a partir de hoje (4/8). Trata-se um contador de processos relacionados à meta 2. A página está acessível no portal do CNJ (www.cnj.jus.br) com o objetivo de divulgar os números referentes aos processos que já foram julgados em todos os tribunais do país no período estabelecido para atingir a meta.

O serviço será atualizado mensalmente e os 91 tribunais brasileiros informarão, entre os dias 1º e 10 de cada mês, a quantidade de processos julgados no mês anterior incluídos na meta 2. Os números poderão ser acompanhados pelo público externo a partir do momento de sua inserção no sistema.

Pelo “Processômetro”, o internauta terá acesso a informações sobre o número de processos referentes à Meta 2 que já foram julgados. As pessoas poderão consultar em que esfera da Justiça estão o número de processos julgados até agora e, ainda, os tipos de processos julgados dentro da meta.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra