O presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, participou hoje (1/4), no Ministério da Justiça, da reunião da Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), da qual a entidade é integrante.
No encontro, o Grupo Executivo da Conatrae – composto pela Anamatra, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) –, apresentou minuta do regimento interno da Conatrae. O texto será encaminhado a todos os membros da Comissão que terão dez dias para apresentar suas sugestões. O objetivo do Grupo é aprovar o regimento na próxima reunião da Comissão, que também apreciará alterações na composição da Conatrae.
O aperfeiçoamento e os desafios do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e a realização de um Encontro Nacional de Combate ao Trabalho Escravo também foram pauta da reunião. A idéia é que o encontro, a ser realizado em Brasília, tenha seminários e oficinas, entre elas, encontros para jornalistas, juristas e parlamentares.