A partir de amanhã, até domingo (25/01), o Estado do Pará sediará o V Fórum Mundial de Juízes (FMJ). Membros da diretoria e do conselho de representantes da Anamatra já estão na capital paraense para participar do evento.
O FMJ, que tem a Anamatra como promotora do evento juntamente com outras entidades, está sendo organizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Pará, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra 8) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe). O objetivo do Fórum é promover a identificação dos países com a luta por um Judiciário democrático e preocupado com a inclusão social.
A programação do Fórum terá como conferência de abertura palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, sobre “O STF e os 20 anos de Constituição”.
Os painéis abordarão os seguintes temas: “Direito fundamental ao meio ambiente equilibrado e a importância global da sustentabilidade Pan Amazônica”; “Independência do Judiciário e democracia’; e “Direitos Humanos e crimes contra a humanidade”.
Sobre o Fórum – O Fórum Mundial de Juízes surgiu a partir de oficinas jurídicas realizadas na primeira edição do Fórum Social Mundial. Com a convicção de que um mundo melhor exige juízes independentes, justos e comprometidos com a redução das desigualdades sociais, um grupo de juízes vinculados à Associação de Juízes para a Democracia (AJD), reuniu-se durante o I FSM, em janeiro de 2001, quando surgiu a idéia de realizar um Fórum de Juízes.
Pela primeira vez sendo realizado na região Norte do País, o Fórum já foi recebido por três vezes em Porto Alegre, nos anos 2002, 2003 e 2005. Em 2004, pela primeira vez foi realizado fora do Brasil, na Argentina.