Participantes do V Fórum Mundial de Juízes e interessados em debater questões atuais e relevantes para a sociedade, já podem se inscrever no Fórum Social Mundial, evento que acontece em Belém, no Hangar- Centro de Convenções, no período de 27 de janeiro a 01 de fevereiro de 2009.
Para participar, os interessados devem entrar na página de inscrições do FSM 2009 (http://inscricoes.fsm2009amazonia.org.br), clicar no link ‘participantes individuais’, preencher a ficha de inscrição e salvar. Após salvar a ficha, é possível gerar e imprimir o boleto bancário.
Para quem mora no Brasil, o valor das inscrições é de R$ 30. Já para quem reside em países do Norte Geopolítico pagam 60€ (euros) e demais países 15€ (euros). A coordenação do FSM 2009 recomenda aos participantes que estão fora do Brasil, que façam a inscrição via internet e que, posteriormente, seja feito o pagamento. Neste caso, será necessário guardar o número e a senha da inscrição enviados por e-mail, para retornar a ficha no site.
V Fórum Mundial de Juízes
O Fórum Mundial de Juízes surgiu a partir de oficinas jurídicas realizadas na primeira edição do Fórum Social Mundial. Com a convicção de que um mundo melhor exige juízes independentes, justos e comprometidos com a redução das desigualdades sociais, um grupo de juízes vinculados à Associação de Juízes para a Democracia (AJD), reuniu-se durante o I FSM, em janeiro de 2001, quando surgiu a idéia de realizar um Fórum de Juízes. O evento identificou a magistratura de todos os países com a luta por um Poder Judiciário democrático e pela inclusão social.
Às proximidades de sua quinta edição, o Fórum Mundial de Juízes vai acontecer pela primeira vez na região Norte do Brasil e precede o Fórum Social Mundial. Está sendo organizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Pará, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA VIII - PA/AP) e Associação dos Juízes Federais (AJUFE).
As inscrições nacionais e internacionais podem ser feitas pelo site www.forumjuizes.org, até o dia 21 de janeiro de 2009. Após essa data, somente na secretaria executiva do evento, localizada no Hangar – Centro de Convenções, em Belém.