Será realizado no Castro’s Park Hotel, de 09 a 11 de outubro, o 3º Congresso Internacional sobre Saúde Mental no Trabalho, promovido pelo Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho no Estado de Goiás – (FSSTGO) e pelo Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), presidido pelo Platon Teixeira de Azevedo Neto.
A programação do evento abrange diversos aspectos relativos à saúde do trabalhador, tanto físicos, quanto mentais e emocionais. Os palestrantes vão desde médicos, sociólogos a especialistas em direito. “O debate sério sobre a prevenção e possíveis soluções para garantir um meio ambiente do trabalho seguro se fortalece com este Congresso, que é positivamente ambicioso nos seus objetivos e corretamente amplo na sua abordagem”, diz o coordenador do FSSTGO e um dos coordenadores do evento, Marcello Ribeiro Silva, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Goiás.
“Os temas de maior importância são assédio moral, terror psicológico no trabalho, abalos psíquicos causados por LER/DORT e problemas gerados por jornadas exaustivas de trabalho”, diz um dos coordenadores do Congresso e presidente do IGT, Platon Teixeira de Azevedo Neto. “Levando em consideração esses fatos encontrados no dia-a-dia dos trabalhadores, é fundamental discutirmos o ressarcimento dos danos ao trabalhador decorrentes de abalos psíquicos causados pelo empregador”, completa.
Quem irá discorrer sobre este tema é o italiano Giancarlo Perone, professor de Direito do Trabalho, que irá comentar a saúde mental do trabalhador na Itália, o que pode ser feito para prevenir males psíquicos, como se aproximar o máximo possível de um trabalho saudável e os problemas jurídicos concernentes ao ressarcimento de danos causados pelo empregador.
A Precarização da Saúde Mental no Trabalho Precarizado também é o tema abordado pela médica Edith Seligmann Silva, especializada em Saúde Pública e doutora em Medicina Preventiva pela USP.
O psicólogo Roberto Moraes Cruz irá abordar o tema Transtornos Mentais e Comportamentais em Servidores Públicos, que foi o assunto de sua tese de doutorado, defendida pela Universidade Federal de Santa Catarina.
As longas jornadas e o trabalho noturno também serão abordados pela bióloga Frida Marina Fischer, que fez doutorado em Saúde Pública, pós-doutorado no Instituto Ocupacional do Trabalho, em Dortmund, na Alemanha e é especialista em Ergonomia.
A incidência da depressão no mundo do trabalho será o tema abordado pelo psicólogo Cláudio Garcia Capitão, que tem pós-doutorado em psicologia clínica e já realizou pesquisas entre médicos, enfermeiros e professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. A conclusão de Cláudio é que a sobrecarga de horas e a pressão para obter bons resultados são as principais causas de quadros depressivos.
A relação entre trabalho e capitalismo será analisada por Ricardo Antunes, professor de Sociologia da Unicamp e autor do livro Os sentidos do trabalho, no qual demonstra que o sentido dado ao trabalho pelo capital é completamente diverso do sentido atribuído pela humanidade. Na palestra ele irá avaliar também as questões de gênero e o impacto das transformações trazidas pela globalização.
Os fatores de riscos relacionados à ergonomia e saúde mental e atuação do médico do trabalho serão analisados pelo presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Carlos Campos.
“A incidência de doenças mentais e físicas provocadas pelo trabalho mostram que é necessário instituir novas diretrizes, novas práticas institucionais e interinstitucionais voltadas à saúde mental no trabalho”, diz o presidente do IGT.
“Mesmo sendo complexa e variada, a agenda do Congresso possui um eixo comum: a preocupação em conscientizar a opinião pública, a comunidade acadêmica e o poder público sobre o problema da saúde mental no trabalho e, paralelamente, apontar soluções e estratégias de prevenção e tratamento desse problema”, conclui o coordenador do FSSTGO.
SERVIÇO
Data: 09 a 11 de outubro de 2008
Local: Castro’s Park Hotel – Goiânia – Goiás
Informações: Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT
Telefone: 62-3215-2076 / Fax: 62 – 3215-2649