Anamatra promove curso sobre orçamento público

Magistrados do Trabalho das 24 Regiões participam de curso com a consultora do Senado Oádia Rossy Campos


Magistrados do Trabalho com a consultora do Senado Oádia Rossy Campos

A Anamatra promoveu hoje (25/09), em sua sede, um curso sobre orçamento público com a consultora geral adjunta e coordenadora do Núcleo de Estudos Macroeconômicos da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal Oádia Rossy Campos. O curso teve como objetivo apresentar aos juízes do trabalho o panorama do funcionamento do orçamento público nos três Poderes, com ênfase na elaboração, apreciação e execução orçamentária.

“A diretoria da Anamatra realizou o curso para capacitar os dirigentes associativos nos assuntos de orçamento, em um momento em que vários pleitos administrativos estão pendentes”, explicou o diretor de assuntos legislativos da Anamatra, Renato Sant’Anna, responsável pelo convite à consultora.

“Como a matéria orçamentária afeta a vida de qualquer cidadão, é importante que seja estudada e divulgada. È dever do gestor público, em nome da transparência, repassar informações claras, precisara e corretas para a população”, afirmou a palestrante, que também é mestra em Economia, e professora de finanças públicas e orçamento público do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo (Unilegis).

O curso foi avaliado de forma muito positiva pelos magistrados que participaram, todos eles indicados pelos presidentes das 24 Amatras em todo o Brasil. “As Amatras questionam a execução orçamentária, que muitas vezes não privilegia a atividade-fim”, ponderou o juiz Paulo Schmidt, da 4ª Região, que foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em sua primeira composição e vice-presidente da Anamatra na gestão 2003-2005.

Especialista em auditoria no serviço público, tendo atuado durante sete anos na área de finanças antes de ingressar na magistratura, o juiz Eugênio Jesus Cristo Rosa, da 18ª Região, também falou da necessidade da compreensão dos magistrados do tema de forma a permitir uma maior transparência nos gastos dos tribunais. “O curso foi importante, pois permitiu democratizar informações essenciais, que são de interesse geral, mas que estão nas mãos de poucos”, afirmou.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra