Começou ontem (04/09) o primeiro período da terceira turma de magistrados do trabalho no curso Doutorado em Direitos Sociais, realizado por meio de um convênio da Anamatra com a Universidad de Castilla La Mancha, em Ciudad Real, na Espanha. A terceira turma é composta por 18 magistrados e o curso tem por objetivo proporcionar uma ampla formação da teoria e da construção prática dos direitos sociais na Europa, com especial atenção para a Espanha.
Na aula inaugural, o vice-reitor do campus da Ciudad Real, Francisco Alía, afirmou que o curso assinala as excelentes relações que a instituição mantém não só com o Brasil, mas com toda a América Latina. “É uma oportunidade dos magistrados do trabalho brasileiros terem contato com uma abordagem de questões sociais que interessa a todos”, afirmou.
O primeiro período de aulas prossegue até o mês de outubro, com 180 horas/aula dividida em disciplinas como "Garantia Judicial dos Direitos Sociais e Trabalhistas" e "Sistemas Extrajudiciais de Solução de Conflitos". Em 2009, serão mais 5 semanas de aulas intensivas (180 horas) e 120 horas/aula para dissertação da tese. O curso é ministrado em espanhol e a tese tem de ser redigida nesta língua, embora os demais trabalhos possam ser feitos em português.
O curso é dirigido pelo Catedrático em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito e Ciências Sociais de Ciudad Real, Antonio Baylos, e coordenado por José Luis Prado, professor titular da mesma área de Baylos e vice-decano da faculdade. Nesta edição, aparecem como professores convidados figuras do Directo, tanto da Castilla-La Mancha, quanto de outras universidades espanholas. No primeiro período de aulas, participarão também professores de universidades portuguesas, assim como um representante do Centro Internacional de Juristas de Genebra, organismo internacional ligado à área de Direitos Humanos.