Traçar um plano de enfrentamento à violência. Esse foi o objetivo da Conferência Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, evento que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove de hoje (03/09) até o dia 05 de setembro, em Brasília. O evento faz parte do movimento Brasil Contra a Violência, apoiado por diversas entidades, entre elas a Anamatra.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da OAB, Cezar Britto, destacou a necessidade do governo promover políticas sociais eficientes para que, juntamente com a sociedade civil, possa romper os paradigmas de enfrentamento à violência. Para Britto, o Brasil precisa de uma mente voltada para a paz. “É preciso um pacto de todos, em que a sociedade, a polícia e demais instituições públicas sejam parceiras. É preciso um pacto das pessoas de bem para que o Brasil seja um país melhor. Esta conferência não representa apenas um evento com palestras e debates científicos em torno de um tema. Mas, acima de tudo, um pacto de união por todos aqueles que realmente pretendem que a violência venha a ser superada pela cultura da paz”, afirmou.
A Conferência reuniu vários segmentos da sociedade civil organizada, entre elas a Anamatra, além de integrantes do Poder Público. Presente à abertura, o presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, destacou o papel do trabalho na superação da violência e na promoção de uma cultura de paz. “Precisamos resgatar o valor ético do trabalho com um importante instrumento de promoção da cidadania e dos direitos fundamentais”, afirmou.
O evento está sdo transmitido ao vivo pelo site www.brasilcontraaviolencia.oab.org.br, onde também encontram-se disponível materiais de divulgação e informações sobre o movimento Brasil Contra a Violência.