Em agosto deste ano, depois de seis meses de seu lançamento, o projeto Trabalho, Justiça e Cidadania chega a uma das fases mais importantes: a visita de Magistrados do Trabalho e operadores do direito nas escolas para tirar dúvidas dos alunos nas sobre o conteúdo ensinado dentro do projeto, desde março de 2011 . Para a concretização deste ideal, estão abertas inscrições para Magistrados do Trabalho,servidores e advogados que queiram contribuir com o projeto TJC no Ceará. Os interessados devem informar o dia e o horário que estarão disponíveis, de acordo com o calendário abaixo.Os voluntários interessados precisam comunicar sua disponibilidade pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através de contato telefônico com os secretários da Amatra7 (3261.01.97). Tal ação irá contribuir para o alcance da Meta 4 do CNJ, que prevê ações de responsabilidade social a ser executada pelos Tribunais de todo o País.
Como o projeto conta agora com o apoio institucional do TRT do Ceará, será oferecido todo aparato de segurança, necessário aos eventos dessa natureza. Para mais informações, entrar em contato com as coordenadoras do projeto TJC no Ceará: juízas Kelly Porto e Daniela Pinheiro
Sobre o programa
O Programa TJC é uma ação solidária de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho - Anamatra, em parceria com suas associações estaduais, Secretaria de Educação do Estado do Ceará e demais parceiros, pela qual Juízes, Advogados, Promotores, Professores de Direito e Servidores do Judiciário semeiam noções de direito, ética e cidadania, dentre outros temas, nas escolas públicas de diversos Estados e Municípios do país.
No Ceará, o programa foi lançado março deste ano, mas o TJC já existe em mais de 20 estados, capacitando mais de 5 mil professores e beneficiando mais de 50 mil alunos.
Em março, cerca de 150 professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas do Ceará aprenderam noções de direito, ética e cidadania durante o I Seminário de capacitação de multiplicadores, realizado pela Amatra7 em Fortaleza. Os conhecimentos adquiridos pelos professores foram repassados pelos professores aos seus alunos.
Em maio deste ano, por meio de um convênio com a Faculdade Christus, universitários selecionados também visitaram as escolas para capacitar os alunos. A proposta agora é que magistrados do trabalho, servidores e operadores do direito se tornem voluntários e visitem as escolas nos meses de agosto e setembro deste ano.
Na terceira fase, a ser realizado entre outubro e novembro, os alunos irão visitar áreas do Sistema de Justiça, como o Fórum e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. O projeto se encerra com a apresentação de trabalhos sobre o conteúdo ensinado e a escolha dos melhores alunos, que serão premiados. A meta é beneficiar mais de três mil alunos de escolas profissionalizantes com o projeto no Ceará, só este ano.
HORÁRIO DAS VISITAS ÀS ESCOLAS:
DIA 30/08 – 15 às 17h - ESCOLA MARECHAL JUAREZ TÁVORA
DIA 01/09 – 15 às 17h - ESCOLA JOAQUIM NOGUEIRA
DIA 06/09 – 15 às 17h - ESCOLA MARWIN
DIA 08/09 – 15 às 17h - ESCOLA ÍCARO MOREIRA
DIA 13/09 – 15 às 17h - ESCOLA JOSÉ DE BARCELOS
DIA 15/09 – 15 às 17h - ESCOLA JOAQUIM ALBANO