O crescimento do emprego no país pode esbarrar em um obstáculo: a falta de qualificação do trabalhador brasileiro. O problema já foi detectado pelo Poder Público e pelos próprios empregadores. O Ministério do Trabalho aposta que os investimentos do governo no treinamento de trabalhadores são suficientes para impedir que a falta de qualificação de mão-de-obra venha a provocar uma redução no nível de crescimento do emprego formal e da renda. O tema é destaque do programa da Anamatra da próxima semana, em uma entrevista com o ministro Carlos Lupi.
Salário mínimo de 408 reais e 90 centavos a partir de abril. A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional trabalha com esse valor, com base na reestimativa da proposta orçamentária enviada pelo Governo ao Congresso, em agosto do ano passado.
E a falta de férias, as últimas vítimas dos acelerados tempos modernos. Muitos profissionais já não conseguem se afastar do trabalho, mas, independentemente da razão, esse hábito põe em risco a saúde do trabalhador e a produtividade das empresas.
Também é destaque do programa da Anamatra o pacto contra a escravidão. Empresas de peso no cenário nacional cortam relações comerciais com fornecedores envolvidos na prática de trabalho escravo. A iniciativa é uma conseqüência direta da divulgação da lista suja.
O "Trabalho em Revista" estréia,
terça-feira, 15 de janeiro, às 18h30, na TV Justiça,
com reprises nos seguintes horários:
Quarta - 07h00
Sábado - 13h