A Anamatra está em vias de firmar um convênio com a Università degli Studi "S. Pio V", localizada em Roma para realização do curso "Diritto e Processo del Lavoro Nell`Ordinamento Italiano e Comunitario", especialmente montado para os magistrados brasileiros. O curso será realizado a partir do mês de janeiro de de 2009, ainda com calendário completo a ser definido.
Com duração estimada de seis meses, o curso busca permitir maior participação dos magistrados do Brasil, já que a menor duração facilitará a liberação pelos tribunais. O conteúdo programático também sofreu alterações, buscando adequar-se à demanda dos magistrados. "O novo conteúdo enfatiza temas como o Direito Sindical, Processual Civil, bem como o Direito Comunitário Europeu", explica a diretora de ensino e cultura da Anamatra, Fátima Stern.
Anteriormente, o curso era realizado por intermédio de um convênio da Anamatra com a Università Europea di Roma. "A mudança da instituição de ensino visou atender ao reclamo dos associados, já que a primeira universidade era distante do centro de Roma, o que prejudicava o alojamento e a locomoção dos magistrados na cidade", explica a magistrada.
Os participantes do curso serão certificados pela universidade italiana como Master Universitário na Itália em "Diritto e Processo del Lavoro Nell`Ordinamento Italiano e Comunitário". Com vistas à certificação no Brasil, a Anamatra está envidando esforços para firmar convênio com uma instituição de ensino superior brasileira para outogar aos participantes o diploma de especialista.
As inscrições para o curso ainda não foram abertas, mas poderão ser feitas oportunamente por meio eletrônico. "Divulgamos o convênio antes mesmo de sua assinatura para que os magistrados possam se planejar melhor, dado o longo período de permanência na Itália", ressalta a magistrada.
Conheça mais sobre a Università degli Studi "S. Pio V": http://www.luspio.it/ u>