Novos juízes têm seu primeiro contato com o movimento associativo

Quarta turma de alunos da ENAMAT visita a sede da entidade, em Brasília
A quarta turma da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) conheceu hoje, 13 de fevereiro, a sede da Anamatra em Brasília e assistiu à palestra do presidente da entidade, Cláudio José Montesso. Os juízes Luciano Athayde, vice-presidente, e Eulaide Lins, diretora de comunicação, também participaram da recepção da entidade aos novos juízes.

Montesso, em sua apresentação, reuniu informações sobre a organização da Associação, suas atividades e frentes de atuação e falou da importância do conhecimento da Anamatra por parte dos novos juízes. "É importante trazer os colegas aqui para que possam conhecer como se dá a representação deles aqui em Brasília", afirmou Montesso, lembrando da atuação da entidade junto ao Congresso Nacional, STF e TST. O presidente da Anamatra também falou das mudanças ocorridas na grade curricular da ENAMAT. "Já percebemos novidades como, por exemplo, os painéis de discussão, que possibilitam pluralizar o pensamento sobre variados temas", afirmou o magistrado, lembrando da contribuição da Anamatra por meio de sua Comissão de Aperfeiçoamento para efetivar as mudanças que vem ocorrendo desde a primeira turma.

"A visita à Anamatra foi muito esclarecedora para termos noção do que a nossa Associação faz em termos nacionais. Nosso país é muito grande, viemos de regiões com muitas diferenças entre si, onde as associações de magistrados atuam em problemas localizados", afirmou juiz Fabiano de Lima Caetano da 15ª região, após a apresentação.

"Conhecer como trabalha a Anamatra nos possibilita trazer e buscar uma solução nacional para pleitos que muitas vezes encontram-se disseminados", lembrou. O juiz também falou de suas expectativas com o ingresso na carreira da magistratura. "Tenho como meta responder aos anseios da sociedade, oferecendo uma prestação jurisdicional efetiva, e buscar a justiça no tempo e demanda que nos são exigidos", finalizou.

Quarta turma

Os cursos de formação inicial da Enamat são destinados a juízes do Trabalho substitutos aprovados recentemente em concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura. A quarta turma é composta por 45 juízes provenientes de seis Regiões trabalhistas; 4ª Região (RS), 5ª Região (BA), 6ª Região (PE), 8ª Região (PA/AP), 15ª Região (Campinas) e 18ª Região (GO). O treinamento integra o processo de aquisição da vitaliciedade do cargo de magistrado, e tem por objetivo proporcionar aos novos juízes formação específica para a atividade judicante.

Após a conclusão do módulo nacional, os juízes retornam a seus TRTs de origem para fazer o módulo regional, aprovado pela Enamat. Ali adquirirão conhecimento mais aprofundado da realidade do local onde vão atuar, para em seguida serem designados para as Varas do Trabalho das suas Regiões.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra