Nota de Desagravo
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - Anamatra vem a prestar solidariedade ao juiz federal Roberto Dantes Schuman de Paulo e à Associação dos Juízes Federais, em face da violência e do abuso de autoridade praticada por policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais - CORE do Rio de Janeiro. O tratamento dispensado ao juiz desrespeitou não apenas a figura do magistrado, mas, principalmente, a de um cidadão no exercício do seu direito de ir e vir.
A Associação considera o comportamento policial inaceitável e um atentado à cidadania, comprometendo os princípios e normas que devem orientar toda a autoridade em um Estado Democrático de Direito. O desrespeito ao magistrado é ainda uma violação à democracia por ferir as prerrogativas da magistratura, que são a garantia de um Judiciário independente.
A Anamatra manifesta repúdio e pesar diante desse lamentável episódio, proveniente de autoridades que devem proteger os cidadãos brasileiros. Diante da gravidade dos fatos, a Anamatra apóia as providências solicitadas pela Ajufe para a apuração do ocorrido e espera que os responsáveis recebam a punição por seus atos ilícitos.
Brasília, 13 de fevereiro de 2008.
ANAMATRA