Anamatra sedia primeira aula presencial do curso "Teoria Crítica dos Direitos Humanos"

Curso está sendo ministrado por meio de convênio da entidade com a Universidade Pablo de Olavide (UPO)

17 magistrados do trabalho, de diversas Regiões do país, estiveram hoje (6), na sede da Anamatra para a primeira aula presencial do "Curso de Especialização em Teoria Crítica dos Direitos Humanos: Globalização e Direitos", fundado na experiência, tradição e metodologia do "Programa Máster y Doctorado en Derechos Humanos y Desarrollo", da Universidade Pablo de Olavide (UPO).

 

Durante todo o dia, os magistrados assistiram aulas dos professores Joaquín Herrera Flores, da Upo; Wilson Ramos Filho, da Universidade Federal do Paraná e da Unibrasil; e Prudente Melo, da Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). As atividades foram coordenadas pela juíza Luciana Caplan (15ª Região), que fez a abertura dos trabalhos do dia. "A reflexão crítica sobre os direitos humanos permite aos magistrados do trabalho a busca, na prestação jurisdicional, de uma maior efetividade de suas decisões objetivando o respeito à dignidade da pessoa humana", afirmou. Para a magistrada, "a perplexidade que os textos e as aulas têm despertado nos alunos demonstra que o objetivo do curso, no sentido de familiarização com a Teoria Crítica dos Direitos Humanos, vem sendo alcançado".

 

Para a juíza Maria Cecília Alves Pinto (3ª Região), uma das participantes do curso, a aula presencial foi de extrema importância por permitir a troca de experiências, dúvidas, e anseios dos magistrados do trabalho das diversas Regiões sobre a Teoria Crítica dos Direitos Humanos. "O curso oferecido permite o desenvolvimento de espírito crítico, sendo instigante instrumento para a releitura das leis e normas trabalhistas, que passam a ser vistas e aplicadas tendo em conta a perspectiva da dignidade do trabalhador e do ser humano, objetivo último a ser atingido pelos processos de luta, correspondentes aos direitos humanos," afirmou. 

 

A diretora de ensino e cultura da Anamatra, Fátima Stern, também presenciou o evento acadêmicos dos magistrados. "Foi uma experiência gratificante para os participantes do curso, na medida em que puderam debater, presencialmente, as questões tratadas no conteúdo programático. Além disso, a interação do grupo certamente permitirá o incremento dos debates na plataforma virtual", afirmou.

 

Com duração de três semestres - 03 de março de 2008 a 30 de junho de 2009 -, e apresentação de monografia ao final, o curso é destinado aos associados da Anamatra e da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho (ALJT) e contará com a utilização de plataformas virtuais pela internet, bem como mais dois eventos presenciais no Brasil. O curso será certificado como Master pelo Colégio de América de La Universidad Pablo de Olavide e convalidado como Especialização pelas Faculdades Integradas do Brasil - UniBrasil.

 

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra