A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União reuniu-se na tarde desta quarta-feira (03/08), na sede da Anamatra, para tratar de assuntos de interesse das duas carreiras. O principal assunto em discussão foi a realização do dia nacional em defesa da dignidade e pela valorização dos magistrados e dos membros do Ministério Público, que será realizado no dia 21 de setembro, em Brasília.
A mobilização deve reunir centenas de magistrados e membros do MP de todo o país e terá como pauta central saúde, segurança, previdência e política remuneratória. Segundo o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, existe uma clara inquietação dos juízes do Trabalho com suas prerrogativas constitucionais.
“A ideia de um grande ato público é chamar a atenção da sociedade e dos demais atores institucionais para a defesa do Estado Democrático de Direito, o que passa, necessariamente, por juízes e membros do Ministério Público independentes e com boas condições de trabalho”, ressaltou o magistrado.
Pela Anamatra também participaram da reunião o vice-presidente, Paulo Schmidt, o diretor de Informática, Valter Pugliesi, e o membro do Conselho Fiscal da entidade Leonardo Ely. Os presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Marcelo Weitzel, e da Associação Nacional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan, além do vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, também estiveram presentes.