Começa amanhã e vai até o dia 2 de maio, na cidade de Manaus, o Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - Conamat, evento realizado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 11ª região (Amatra 11). O evento contará com a participação de ministros, magistrados do trabalho,juízes de outros órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, advogados e estudantes.
Em sua 14ª edição, o tradicional evento da magistratura trabalhista brasileira terá como tema central "O homem, o trabalho e o meio: uma visão jurídica e sociológica" e tem como objetivo o debate e o aprimoramento dos conhecimentos dos magistrados sobre questões fundamentais, tais como a dignidade do ser humano, que afetarão sobremaneira a abordagem da matéria perante a sociedade.
Para o presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, a importância do evento é respaldada pela realidade de um Judiciário cada dia mais compromissado na preservação ambiental e sustentabilidade. "Não basta decidir e entregar a tutela jurisdicional com base no texto frio da lei; é necessária a consciência de que homem e meio são partes integrantes de um coletivo maior, mormente no âmbito da Justiça do Trabalho, tão afeita à Justiça Social", afirma.
"O tema do evento reúne em si a completude da dialética contemporânea do homem enquanto protagonista e integrante de uma sociedade globalizada, na luta por ainda superar velhos costumes e vícios antagonistas da relação capital versus trabalho e trabalho versus tecnologia", explica a diretora de comunicação da Anamatra e presidente Amatra 11, Eulaide Lins. Para a magistrada, os novos tempos demandam uma busca pelo reconhecimento da dignidade do homem enquanto cidadão e trabalhador, e também como o meio ambiente de trabalho, assegurador da qualidade de vida, plenitude de produtividade e saúde.
Temas do Conamat
Os participantes do 14º Conamat se debruçarão sobre cinco subtemas, todos inseridos dentro do tema central do evento. São eles: As novas tecnologias e relações de trabalho, O meio ambiente de trabalho e a dignidade da pessoa humana: responsabilidade socioambiental do empregador, O trabalho juridicamente tutelado como elemento de inclusão social, A tutela jurisdicional como fator de promoção dos direitos fundamentais, e A modernização do processo e a ampliação da competência da Justiça do Trabalho: novas discussões.
A Comissão Científica, responsável por avaliar as teses enviadas por juízes do trabalho de todo o Brasil, aprovou 71 teses, que serão debatidas e submetidas à Assembléia Geral, que encerra o evento, no dia 2 de maio. "O interesse dos magistrados na elaboração e defesa das teses demonstra o compromentimento da judicatura com o debate de idéias, em busca de maior instrumentalização para a prestação jurisdicional que valorize o ser humano", afirma a diretora de ensino e cultura da Anamatra,
Confira a programação oficial do evento e participe! As inscrições estão abertas pelo site - www.conamat.com.br.
Responsabilidade ambiental
"De dentro da floresta amazônica, estamos organizando um Conamat Verde, contextualizado na preocupação mundial com a sustentabilidade e o meio ambiente". A afirmação da diretora de comunicação da Anamatra e presidente da Amatra 11,
Com este objetivo, o evento adquiriu o selo Carbono Neutro® - um ícone desenvolvido pela MaxAmbiental para a identificação pública dos produtos, serviços, ações, instalações, eventos, etc. que tiveram seus volumes de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) neutralizados através de Projetos Ambientais reconhecidos e auditados.
Para receber e utilizar o selo Carbono Neutro, o Conamat atendeu a todos os pré-requisitos estipulados no Programa Carbono Neutro. Assim, a logomarca será aplicada em todo o material de divulgação do evento, atentando que aquele bem, serviço, atividade ou instalação está "Em Dia Com o Planeta" e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida no planeta.
Associado, participe do 14º Conamat! Faça já a sua inscrição:
* Esgotadas as vagas para não-associados e estudantes