Iniciará no dia 09 de fevereiro (segunda-feira) do corrente ano na sede da Ematra 8 - Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da Oitava Região (Juiz Roberto Araújo de Oliveira Santos), o curso de Especialização, na modalidade extensão, em Economia do Trabalho para Magistrados e Servidores Públicos, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Anteriormente funcionava junto a Amatra 8 - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região (Pará e Amapá) uma escolha, que basicamente se destinava a alguns cursos de aperfeiçoamento e a preparação ao concurso de juiz do trabalho substituto, a qual tive o privilégio de servir e coordenar por anos.
A Ematra 8 foi instituída pela Resolução nº 68/2001 na gestão da Professora Doutora Rosita de Nazaré Sidrim Nassar, diante do projeto apresentado pelo Professor Doutor Georgenor de Sousa Franco Filho, que foi eleito o seu primeiro diretor.
Ainda, de forma democrática o Tribunal acolheu requerimento da Amatra 8 e fez constar que as indicações dos juízes de primeiro grau fossem feitas a partir de listas enviadas pela entidade de classe da magistratura regional.
A importância e o pioneirismo do curso (sem qualquer ônus aos participantes), que se inicia na próxima segunda até o mês de novembro deste ano, é fruto do esforço ímpar dos que dirigem a Ematra 8, pois o TRT da 8ª Região e com seu apoio é o primeiro Tribunal a ofertar aos magistrados e servidores tão importante qualificação pela Unicamp, fora de Campinas, sede da Universidade de reconhecida competência acadêmica.
Pela determinação e obstinação do Prof. Dr. Georgenor Franco Filho, a Ematra 8 passou a ter dotação orçamentária e sede própria, moderna, confortável, onde também se pode adentrar no Museu do Tribunal, onde se reverencia a memória dos que fizeram esta Corte, ao lado do futur a qualificação e o aperfeiçoamento de seus quadros.
Pela coragem e dedicação da Profª. Drª. Rosita Nassar, os projetos se tornam realidade, com amplo apoio da atual administração da Corte Regional.
Ainda, não se poderia deixar sem registro a abnegação das queridas servidoras Sônia Seixas e Ana Carolina na Ematra 8, as quais impulsionam o dia-a-dia da Escola.
Em homenagem ao estimado Juiz Roberto Santos (meu mestre de sempre, desde as prazerosas e instigantes aulas na UFPA), sem dúvida o maior estudioso e conhecedor de Weber no Pará, rememora-se que: "Cada um precisa escolher sozinho seu Deus ou o seu demônio".
A nossa escolha já foi feita, por uma nova era de saber, determinação e esforço coletivo, que se inicia neste Tribunal e é motivo de orgulho para todos.