Com um trabalho de 25 anos na formação musical de crianças e jovens na Baixada Fluminense, a Escola de Música da Associação do Movimento de Compositores (AMC) realiza, neste sábado, o show Grande Festa no Quintal da AMC. Este ano, o evento - que é uma oportunidade para que os 110 alunos possam mostrar seu talento em instrumentos de sopro, corda e percussão - vai celebrar duas premiações conquistadas pela escola em 2024: o Prêmio Periferia Viva, na Categoria 'Cultura e Identidade Periférica, e o o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 na categoria 'Cidadã'.
No melhor estilo 'terreirão', o a celebração acontece ao ar livre, num casarão no número 536 da rua Duque de Caxias, em Vilar dos Teles, em São João de Meriti, a partir das 14h, num ambiente rodeado por árvores, incluindo um exemplar de Pau Brasil - para não deixar dúvida sobre o foco do trabalho produzido ali, fortemente ligado às raízes da cultura brasileira com influências de mestres como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa e Jacob do Bandolim.
Entre os projetos desenvolvidos na Escola de Música da AMC estão a 'Formação de Monitores de Música', 'Formação de Professores de Música, 'Oficinas de Samba e Choro', 'A AMC na Escola Pública / A Escola Pública na AMC' e 'Oficinas Lúdicas / Troca de Saberes com a UFRJ'. Todos os profissionais que hoje trabalham na AMC são fundadores e os professores foram formados na própria Escola de Música.
O Prêmio Periferia Viva, recebido pela Escola de Música da AMC, é uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias e tem como objetivo reconhecer entidades que lutam para minimizar os riscos socioambientais nas periferias, transformando áreas vulnerabilizadas em modelos de resistência e adaptação. Este ano, em sua segunda edição, 178 dessas organizações foram selecionadas entre aproximadamente 2 mil projetos inscritos. A entrega da premiação aconteceu no dia 28 de novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília.
Já o prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 na categoria 'Cidadã' foi entregue À AMC pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, que organiza a premiação, no dia 4 de dezembro, também em Brasília.