Reportagem 'Escravas de família', de Giselle Barbieri, foi premiada na subcategoria de jornalismo de vídeo
RECORD vence Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024Reportagem 'Escravas de família', de Giselle Barbieri, foi premiada na subcategoria de jornalismo de vídeoBrasília|
Do R710/09/2024 - 20h26 (Atualizado em 10/09/2024 - 20h35) Prêmio valoriza ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho
Divulgação/Anamatra
Os vencedores do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 já foram definidos. Com o tema "Direitos Humanos no Mundo do Trabalho", a premiação reconhece iniciativas nas categorias "Cidadã" e "Imprensa", esta última dividida em subcategorias como jornalismo escrito, vídeo, áudio e fotojornalismo. Além disso, reserva um prêmio especial para a melhor abordagem sobre "Gênero, Raça e Diversidade".
A RECORD venceu a Subcategoria Jornalismo de Vídeo, com a reportagem "Escravas de família", da jornalista Giselle Barbieri. Assista abaixo:
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 4 de dezembro de 2024, em Brasília (DF). Além dos premiados, a Comissão Julgadora concedeu menções honrosas a quatro trabalhos que se destacaram pela relevância no campo dos direitos humanos. Esses trabalhos serão homenageados com placas comemorativas.
A escolha dos vencedores da 11ª edição foi feita em uma reunião telepresencial realizada na última segunda-feira (9). O júri foi composto pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaide Arantes; pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edinaldo César Santos Júnior; e pela coordenadora científica da Unidade de Monitoramento e Fiscalização das Decisões da Corte Interamericana (UMF) do CNJ, Flávia Piovesan. A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Patrícia Sant'Anna, conduziu a reunião, com o apoio da assistente de Cultura e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Assis.
O Prêmio Anamatra, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, tem como objetivo valorizar ações concretas que promovam e defendam os direitos humanos nas relações de trabalho, incluindo a educação para o pleno exercício dos direitos sociais, o combate à discriminação no mercado de trabalho, a inclusão de pessoas com deficiência, o combate ao trabalho infantil, escravo e degradante, a defesa do meio ambiente de trabalho e a promoção do trabalho decente.
Veja a lista completa dos vencedores no site oficial do Anamatra.