A OAB Nacional participou de reunião preparatória dos integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare, com informes sobre as 774 práticas inscritas na 20ª edição da premiação de 2023 - o número é recorde desde a sua criação. O evento foi realizado nesta terça-feira (1º/8) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A ocasião também serviu para o anúncio das novas integrantes da Comissão Julgadora.
O presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, esteve presente no evento representando a entidade, que participa da comissão e apoia a iniciativa. "A premiação é uma ótima oportunidade de selecionar as melhores práticas criadas por advogados, defensores públicos, promotores e magistrados para aprimorar o Sistema de Justiça brasileiro", afirmou.
Homenagem
Durante o encontro foi feita uma homenagem ao ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence, falecido em 2 de julho. O ex-ministro era membro da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare.
Este ano, o ex-ministro da Justiça e ex-presidente nacional da Ordem Marcio Thomaz Bastos dá o nome ao Prêmio Destaque, que tem como tema Defesa da Democracia e do Estado de Direito.
Ministros, juízes, desembargadores, promotores, defensores públicos, professores e especialistas participaram do evento na sede do STJ. Além de conheceram o número de práticas que serão avaliadas, eles souberam como serão divididas as equipes para o trabalho de avaliação.
Novas integrantes da Comissão Julgadora
A advogada Sonia Rao, a economista Zeina Latif e a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, são as três novas integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare.
A fase de avaliação das práticas pela Comissão Julgadora vai até 30 de setembro. Os jurados se reunirão novamente em 2 de outubro para a votação sobre as finalistas e o anúncio das escolhidas para a Categoria CNJ/Combate ao assédio e à discriminação e para o Prêmio Destaque Márcio Thomaz Bastos, com o tema Defesa da Democracia e do Estado de Direito.
As melhores práticas do ano nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania serão anunciadas somente na cerimônia de premiação, prevista para o dia 5 de dezembro no Supremo Tribunal Federal.
Quem faz o Prêmio Innovare?
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.
Além do Conselho Federal da OAB, são parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).