O presidente da Advocef, Marcelo Quevedo do Amaral, fez uma visita institucional ao presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, na terça-feira (3/5), para falar, entre outros pontos, sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. O assunto tratado na reunião é tema de uma campanha recém-lançada pela Comissão Anamatra Mulheres.
Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente em 2021 foram ajuizados mais de 3 mil casos relativos à assédio sexual e mais de 52 mil relacionados a assédio moral.
"Nós precisamos conversar sobre o problema que é o assédio no trabalho para fomentar ações de conscientização, prevenção e combate a todo tipo de violência no ambiente laboral, seja ele público ou privado", comenta Quevedo.
A tesoureira, Anna Claudia de Vasconcellos, o diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro, e o juiz auxiliar da vice-presidência Rodrigo Trindade também participaram do encontro.
Entre outros assuntos, os representantes da Advocef também conversaram sobre a regulamentação do trabalho remoto, modalidade que se popularizou com o advento da pandemia.
Antes disso, o setor jurídico da CAIXA já estudava a implantação do teletrabalho, porém, com as recomendações de distanciamento social, o modelo precisou ser adotado em caráter emergencial. Com a alta da vacinação e a diminuição das restrições, a discussão agora é sobre a manutenção do modelo, que se mostrou muito vantajosa para as empresas com a redução de custos e aumento de produtividade.
"O home office é uma tendência mundial, com uma série de particularidades que precisam ser analisadas para garantir produtividade e boas condições de trabalho adequadas aos colaboradores", completa a tesoureira Anna Claudia de Vasconcellos.