Diversas autoridades marcaram presença na cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A nova equipe, liderada pela magistrada Noemia Porto, vai estar à frente da entidade até 2021. A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (22).
No discurso de posse, a nova presidente ressaltou a atuação em prol da união entre toda a categoria na luta pela eficácia da Justiça Trabalhista. Ao ser questionada sobre a principal mensagem aos magistrados, em entrevista ao Justiça Em Foco na última semana, Noemia Porto ressaltou o fortalecimento da entidade em trabalho conjunto com todos os representados. “O compromisso afirmado de que será uma gestão para todos e para todas, orientada pelos princípios estatutários, com emprego de toda a energia e todo o trabalho em favor de uma causa comum, qual seja, a melhor representação possível de uma magistratura que é não apenas valorosa, como também fundamental para o desenvolvimento social”, disse na ocasião.
Ao destacar os trabalhos realizados no último biênio no comando da Anamatra, Guilherme Feliciano avaliou que o período foi agitado, por conta de legislações aprovadas. “Nós tivemos um biênio absolutamente atípico. Duas tramitações de reforma da Previdência e uma reforma Trabalhista discutida em poucos meses, sem o amadurecimento necessário. Se não bastasse tudo isso, uma turbulência interna e externa. Então, foi uma travessia atribulada”, avalia.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Brito, estava presente. Segundo o responsável pelos trabalhos na corte trabalhista, o trabalho em conjunto das duas instituições fortalece a Justiça Trabalhista. “A Anamatra tem sido uma parceira do TST e vivemos em uma harmonia muito boa e produtiva. É uma convivência positiva, porque tudo que nós queremos é uma justiça forte e unida. E nós estamos conseguindo efetivar toda essa questão. A minha presença nesse evento é para ratificar essa nossa convivência harmônica em favor do fortalecimento da Justiça Trabalhista”, destaca o presidente do TST.
Uma das representantes da classe advocatícia na cerimônia, a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), enalteceu a posse da nova presidente da Anamatra. De acordo com Sarah Hakim, “a posse de Noemia Porto é da maior importância no cenário jurídico nacional, pelos trabalhos já realizados pela magistrada na diretoria da Anamatra”, salientou.
O Deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), esteve presente no evento. O parlamentar destacou de maneira positiva o trabalho conduzido por Guilherme Feliciano e que será dado continuidade por Noemia Porto. “A minha presença é no sentido de homenagear todo o trabalho que vem sendo feito pela diretoria da Anamatra”, disse. O congressista ressaltou que se assemelha às pautas defendidas pela associação. “Me identifico com a pauta que a Anamatra representa, que é em defesa dos trabalhadores e dos direitos sociais, além de uma sociedade mais justa”, declarou Chinaglia.
Fortalecimento da pauta trabalhista
Em bate-papo com a presidente da AATSP, Chinaglia ressaltou a necessidade de discussão, com o apoio da advocacia trabalhista e da Anamatra, de diretrizes para a promoção da Justiça do Trabalho. O congressista ficou de organizar encontros com as entidades para abordar os gargalos existentes na Justiça Trabalhista.