Meio de campo embolado
Dirigentes do PR que torcem o nariz para uma aliança da sigla com Jair Bolsonaro (PSL) aproveitaram os últimos escorregões do presidenciável para fazer pontes com outros pré-candidatos. Ala do partido encontra neste sábado (7) a presidente do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), principal articuladora da campanha de Álvaro Dias ao Planalto. Esse grupo acha que Valdemar Costa Neto não se aliaria ao PSDB e vê em Dias uma alternativa à direita que seria palatável ao partido.
Sincericídio - A fala de Bolsonaro em evento da Confederação Nacional da Indústria deu gás aos integrantes do PR que são contra o apoio ao ex-capitão do Exército. Ele disse, na ocasião, que colocaria militares em ministérios ocupados pelo que descreveu como "terroristas ou corruptos".
É comigo? - Ao nominar as pastas que pretende entregar às Forças Armadas, Bolsonaro citou o Ministério dos Transportes, que é feudo do PR há anos, desde a era petista.
Poste oculto - Nas conversas com dirigentes de outras siglas, o PT tem levado debaixo do braço pesquisa na qual testou diversos cenários sem nominar um representante, mas apontando "o candidato indicado por Lula".
Poste oculto 2 - Os dados do levantamento indicam que, em determinados estados do Nordeste, como Pernambuco, qualquer que seja o nome do PT, quando explicitamente apadrinhado por Lula, larga com cerca de 20% dos votos.
Dos céus - A mensagem direta de Lula para que seu partido aposte na candidatura de Marília Arraes ao governo pernambucano não surpreendeu políticos que visitaram o petista em Curitiba. Há algumas semanas, Lula disse que a neta de Miguel Arraes era "uma bênção" para a sigla.
Prepara - Se o PSB fechar mesmo com Ciro Gomes (PDT), como indica que fará, petistas avisam que a candidatura de Marília não será apenas mantida, mas ganhará status de prioridade para a sigla.
Entrelinhas - O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, tem declarado que a neutralidade não está mais entre as opções do seu partido, mas Gleisi Hoffmann (PT) ainda fará uma última investida sobre os diretórios de PE e PB.
Cronometrado - Siqueira, do PSB, disse a pessoas próximas que pretende chamar uma reunião da cúpula do partido na semana do dia 16 com o objetivo de alinhar posições e já sinalizar com clareza o caminho da sigla na eleição.
Ata-me - O PDT prometeu apoiar o PSB em estados como SP, ES, DF e SE. O presidente da sigla de Ciro Gomes, Carlos Lupi, quer oficializar as alianças locais no mesmo dia em que os pessebistas anunciarem a nacional.
Pegou o jeito - Integrantes do Planalto ainda não cravam, mas dizem que "é provável" que Henrique Meirelles seja sacramentado candidato do MDB à Presidência. O governo avalia que o ex-ministro da Fazenda tem ido bem nos encontros com dirigentes estaduais da sigla.
Pré-estreia - Meirelles visita neste sábado (7) o MDB de Santa Catarina. Ele decidiu usar ato na cidade de Chapecó para apresentar as linhas mestras de seu plano de governo para o agronegócio, focado em crédito e infraestrutura.
Geopolítica - O estado é polo de produção de suínos e aves.
Rebanho - O PSDB paulista marcou para o dia 28 de julho a convenção do partido. Dirigentes do tucanato no estado agora trabalham para convencer legendas aliadas PSD, DEM, PP e PRB a fazerem seus eventos no mesmo dia.
Visita à Folha - Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, visitou a Folha nesta sexta-feira (6), onde foi recebido em almoço, a convite do jornal. Estava acompanhado do coronel Amilton Coutinho Ramos, assessor de comunicação, e do tenente-coronel Guilherme Guimarães Ferreira, assessor militar.
--
TIROTEIO
"A dança das cadeiras sugere como o ministério é 'prioritário'. Já o número pífio de auditores do trabalho nos dá certeza"
De Guilherme Feliciano, presidente da Anamatra, sobre os diversos escândalos e o sucateamento do Ministério do Trabalho na era Temer