O número de ações trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), que abrange o Estado do Rio, cresceu 10% de janeiro a maio deste ano, na comparação com igual período de 2015. Um dos motivos para essa alta, segundo especialistas, é a grave crise econômica do país, que eleva a quantidade de demissões.
- Esse acréscimo pode ser devido a essa situação de dispensa de trabalhadores, encerramento de atividades por algumas empresas etc. Subentende-se que as pessoas provavelmente estão sendo demitidas, e os empregadores não estão pagando, não estão honrando os direitos decorrentes das rescisões de contratos - avaliou Rita Cortez, vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Isabelli Gravatá, professora de Direito Trabalhista da Mackenzie Rio, explica que, com baixos faturamentos, muitas empresas dispensam os empregados sem pagar nada:
- Estas contam com a seguinte possibilidade: vamos ver se os empregados entrarão na Justiça. E, se entrarem, poderemos tentar fazer acordos, por valores mais baixos.
Rafaella Barros