A nota não se refere a nenhum nome em particular. Mas já está em curso o processo político de escolha do sucessor de Fabiano Silveira, que deixou o CNJ para ser ministro do governo Michel Temer e logo foi alvejado pelas investigações da Lava Jato. Com a saída de Silveira, o CNJ hoje está desfalcado.
Dentre os candidatos para as vagas estaria o parente de um ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, uma assessora do ministro Ricardo Lewandowski que deixa o comando do CNJ em setembro -, um advogado e assessor técnico da Câmara dos Deputados apontado como o ?candidato? do presidente afastado da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB).
Nota
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada hoje:
Em virtude da divulgação de supostas indicações de candidatos para integrar vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho(Anamatra) manifestam preocupação devido aos riscos de ingerência política no órgão.
Importante instituição de atuação junto ao Judiciário, o CNJ tem, entre suas atribuições, a função de propor estratégias e apontar soluções para as questões jurisdicionais do País. Para garantir que esse papel seja plenamente desempenhado, as entidades defendem não apenas uma revisão das possíveis candidaturas vinculadas a atividades políticas como também a exigência de, no mínimo, 10 anos de atividade jurídica, assim como ocorre em relação às vagas destinadas ao quinto constitucional, por simetria.
A AMB, Ajufe e Anamatra acreditam, ainda, que os indicados a conselheiro (a) devem preencher plenamente os requisitos para o cargo, ter currículo jurídico adequado e ser cidadãos com substancial saber jurídico e reputação ilibada.
Dessa forma, as associações reforçam a importância de garantir um Judiciário independente, amparado pela atuação de um Conselho autônomo, evitando o risco de intervenção e possíveis tentativas de manobras políticas.
João Ricardo Costa, presidente da AMB; Roberto Veloso, presidente da Ajufe; Germano Siqueira, presidente da Anamatra?.