Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (31), o senador José Nery (PSOL-PA) registrou a presença em Plenário de uma comitiva de especialistas que participaram do seminário internacional "Amianto e seus males: uma abordagem sociojurídica", em Brasília.
O senador saudou o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima; o escritor italiano Giampiero Rossi, autor do livro A Lã da Salamandra - A Verdadeira História da Catástrofe do Amianto em Casale Monferrato; os sindicalistas italianos Bruno Pesce e Nicola Pondrano; os representantes do Ministério do Trabalho brasileiro Sérgio Bonetto e Fernanda Giannasi; a assessora de Assuntos Legislativos da ANPT, Maria Cristina Leão; e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
José Nery explicou que os debates do seminário internacional giraram em torno dos danos provocados pelo amianto, que já foi banido em 58 países.
- De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em nota técnica emitida em maio deste ano, a maneira mais eficiente de eliminar as doenças relacionadas ao amianto é interromper o uso de todos os tipos da substância, uma vez que podem causar doenças gravíssimas, entre as quais vários tipos de câncer - informou o senador.
O seminário internacional sobre os males do amianto foi organizado pela ANPT em conjunto com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), a Associação Luso-Brasileira dos Juristas do Trabalho (Jutra), a Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (Alal) e entidades sindicais brasileiras.
O senador disse que os especialistas estiveram no Congresso Nacional para chamar atenção para o assunto e trazer subsídios aos legisladores, magistrados e procuradores do país, de forma que o tema possa "ser tratado com a seriedade e a gravidade merecidas". José Nery informou ainda que os participantes do seminário concluíram o encontro divulgando a Carta de Brasília, documento que pede o banimento total das fibras e produtos de amianto no território brasileiro.
Da Redação / Agência Senado