As inscrições para o “Prêmio Anamatra de Direitos Humanos — 2010” estão abertas. A edição deste ano distribuirá R$ 40 mil em prêmios e o vencedor de cada categoria ganhará a estatueta inspirada no "Cilindro de Ciro". Serão premiados somente os vencedores nas categorias Judiciário Cidadão e Instituição. Já a categoria Imprensa foi dividida em três segmentos, e cada um deles será premiado: televisão; rádio e internet; e impresso (jornal e revista). O perfil dos concorrentes também foi ampliado, possibilitando também inscrições de ações do Ministério Público.
O tema da 4ª edição da iniciativa, organizada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), é “Direitos Humanos e o Mundo do Trabalho”.
O objetivo da entidade é valorizar as ações e atividades desenvolvidas no Brasil, de pessoas físicas e jurídicas que estejam comprometidas e que promovam, efetivamente, a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.
Cada participante pode efetuar apenas uma inscrição até o dia 8 de outubro por categoria/subcategoria. As ações e os projetos inscritos deverão ter sido implementados ou executados de setembro de 2009 a agosto de 2010. A entrega do prêmio ocorrerá em Brasília, no dia 8 de dezembro deste ano.
As categorias
Poderão participar do Prêmio Anamatra pessoas físicas e jurídicas que tenham promovido ações concretas de garantia e promoção de direitos humanos nas relações de trabalho, de inclusão de deficientes físicos, de combate ao trabalho infantil, escravo e degradante, de defesa do meio ambiente de trabalho, de educação para o exercício de direitos sociais e de combate à discriminação no mercado de trabalho. Todos dentro das categorias Instituição e Judiciário Cidadão, nas quais haverá apenas um vencedor em cada.
Informações sobre o regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidas no site da Anamatra ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..