A Anamatra lançou no dia 14 de julho (quarta-feira), na sede da Amatra 1 no Rio de Janeiro, a quarta edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. O lançamento, dirigido em especial à imprensa, contou com a participação dos representantes dos patrocinadores do Prêmio deste ano – Banco do Brasil, Caixa e Ipiranga. Magistrados integrantes da Comissão Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) também prestigiaram o lançamento.
“O Prêmio é uma iniciativa exitosa da nossa Associação no sentido de proporcionar a divulgação de ações sociais de promoção da dignidade do ser humano”, afirmou o presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, ao agradecer os patrocinadores da iniciativa, segundo ele, “atores sociais de qualidade”. O magistrado também ressaltou a importância especial da categoria “imprensa”, que nesta edição do Prêmio está desmembrada em três subcategorias (impresso, televisão e internet e rádio), por “propagar as ações de cidadania”.
O diretor de cidadania e direitos humanos, Gabriel Napoleão Velloso Filho, também saudou as parcerias conquistadas pela Anamatra para o Prêmio. “São verdadeiros batalhadores na educação de direitos humanos”, disse. Assim como o presidente da Anamatra, o magistrado ressaltou a importância da imprensa por “estimular a divulgação da cultura do respeito aos direitos humanos”.
O presidente da Amatra 1, André Villela, falou da importância do lançamento do Prêmio no Rio de Janeiro, destacando que diversos trabalhos realizados pelo Estado foram premiados nas edições anteriores. “Os jornalistas do Rio são atuantes na área de direitos humanos, fazem denúncias”, ressaltou. O magistrado também destacou outras iniciativas encampadas pelo Estado, a exemplo do combate do trabalho infantil, no qual o Rio de Janeiro ocupa posição de destaque. “A questão do prêmio casa com a nova realidade da magistratura, que não está dissociada das questões que acontecem no país”, disse.
Perfil- O Prêmio deste ano distribuirá um total de 40 mil reais em prêmios, entre as categorias Instituição, Judiciário Cidadão e Imprensa(subcategorias impresso, televisão e rádio/internet). Além da premiação em dinheiro, o vencedor em cada categoria receberá a estatueta inspirada no "Cilindro deCiro". Além da novidade da subdivisão da categoria imprensa, o Prêmio deste ano também está aberto a iniciativas do Ministério Público, na categoria “instituição”.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 8 de outubro, podendo cada participante efetuar apenas uma inscrição porcategoria/subcategoria. As ações e os projetos inscritos deverão ter sidoimplementados ou executados de setembro de 2009 a agosto de 2010. Oanúncio dos vencedores será feito na solenidade de entrega do Prêmio, no dia 8de dezembro de 2010, em local a ser definido.
.[ Informações sobre o regulamento e a ficha de inscrição, podem ser obtidas no site da Anamatra: www.anamatra.org.br – ou pelo e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.].