Começa amanhã e se estenderá até sexta-feira o Seminário Nacional sobre Acidentes do Trabalho e Saúde Ocupacional, evento que será realizado em São Paulo e que deverá reunir cerca de 1 mil participantes - entre magistrados do Trabalho, membros do Ministério Público, advogados, dirigentes sindicais, estudantes, entre outras categorias. A sede do evento foi escolhida em face do grande número de processos que tramitam na Justiça do Trabalho de São Paulo, versando sobre o adoecimento ocupacional.
O objetivo do seminário é debater as complexas questões que envolvem os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais no Brasil, em um dos mais completos eventos do gênero. Responsabilidade civil, benefícios previdenciários, Ler/Dort, acidentes mecânicos e perda auditiva serão alguns dos assuntos abordados no encontro, que terá a participação de especialistas na área. A abertura do evento, amanhã, às 19h30min, será feita pelo advogado e professor, Dalmo de Abreu Dallari.
atuação. Para o presidente da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO (ANAMATRA), CLÁUDIO JOSÉ MONTESSO, o evento marca a abertura de uma nova frente de atuação da ANAMATRA e sua Campanha pela Efetivação do Direito do Trabalho, lançada no ano passado e que se dedicará ao tema do seminário em 2008. "Com o evento, reafirmamos a importância do Direito do Trabalho em face da sua relação cada vez mais intrinseca com a dignidade humana, da qual a proteção a saúde e segurança do trabalhador é parte essencial", afirma. "Certamente será uma oportunidade única de discutir o tema - atribuído à Justiça do Trabalho após a Emenda 45 -, em face da realidade jurídica e social de nosso Estado", acrescenta a juíza Sônia Lacerda, presidente da Associação dos Magistrados da 2ª Região (Amatra 2).
O evento é promovido pela ANAMATRA, Amatra 2, Escola da Magistratura da 2ª Região, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e terá apoio da Advocacia-Geral da União, do Ministério da Justiça (Secretaria da Reforma do Judiciário), da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho (ALJT), da Associação Luso-Brasileira dos Juristas Trabalhistas (Jutra) e da Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (ALAL).