Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho: Anamatra participa do lançamento da atualização da ferramenta

Fotos: Ubirajara Machado/MPT e Anamatra

Evento marcou adesão da Associação a pacto pelo futuro sustentável no trabalho e no clima

A diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Dayna Lannes, representou a entidade, nesta terça (15/4), no lançamento da atualização do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho - SmartLab, ferramenta integrada do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O evento, na sede do MPT, foi conduzido pela procuradora do Trabalho e coordenadora da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Cirlene Zimmermann, com a participação do coordenador do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, ministro Alberto Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e do diretor do escritório da OIT para o Brasil, Vinícius Pinheiro.

Em sua fala, a representante da Anamatra destacou a importância da atualização do Observatório, como ferramenta para os operadores do Direito. A juíza Dayna Lannes também falou da visão negativa de muitos jovens sobre o trabalho celetista. ‘Isso ocorre quando o trabalho é precarizado. Os trabalhadores que contam com dignidade no trabalho não têm vergonha de dizer que são celetistas, apontou.

Segundo SmarLab, de 2012 a 2024, foram registrados 8,8 milhões de acidentes do trabalho e 32 mil mortes no emprego com carteira assinada. A série histórica revela um aumento de 134% do número de benefícios por incapacidade temporária associados à saúde mental no trabalho, passando de 201 mil em 2022 para 472 mil em 2024.

Entre os casos, destacam-se afastamentos acidentários por reações ao estresse (28,6%), ansiedade (27,4%), episódios depressivos (25,1%) e depressão recorrente (8.46%). Quanto aos afastamentos em geral, destacam-se como predominantes os episódios depressivos (25,6%), a ansiedade (20,9%) e a depressão recorrente (12,0%).

Futuro sustentável
A programação do evento incluiu o lançamento do pacto "Por um Futuro Sustentável no Trabalho e Clima”, com a adesão de várias instituições ao compromisso, tema do Abril Verde 2025, entre elas a Anamatra.

A iniciativa aborda os impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho, com a necessidade de adaptações na rotina de trabalho para garantir a proteção de profissionais. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Ondas de calor, incêndios, enchentes e secas prolongadas são fenômenos cada vez mais frequentes e intensos e colocam em risco a saúde e a segurança de trabalhadores e trabalhadoras. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 70% da força de trabalho mundial está exposta a calor excessivo, radiação ultravioleta, poluição do ar, eventos meteorológicos extremos, doenças transmitidas por vetores e agrotóxicos. A exposição a esses agentes pode causar acidentes, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, disfunções renais e transtornos mentais.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra