Anamatra participa do XXVIII Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho

Fotos: ANPT

Presidente Luciana Conforti compôs a mesa de abertura do evento promovido pela ANPT

A presidente da Associação Nacional das Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, compôs, nesta quinta (10/4), a mesa de abertura do XXVIII Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho (CNPT). Promovido pela Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o evento, que ocorre em São Paulo (SP), aborda o tema "Horizontes em Transformação: Trabalho, Justiça, Sociedade". A diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Sant’Anna, também esteve presente na solenidade.

Em seu discurso de abertura, a presidente da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, destacou que o Congresso tem como foco o debate em torno da evolução do Direito do Trabalho no Brasil, desde o legado da escravidão até os impactos da inteligência artificial e os desafios para o futuro.

Para a procuradora, é importante se discutir e construir estratégias sólidas de atuação associativa, visando o avanço em temas como: equidade de gênero e representatividade feminina no Judiciário brasileiro; a efetiva paridade entre ativas(os) e aposentadas(os); e a ampliação dos direitos trabalhistas. “O contexto e a conjuntura sociais e econômicas em que estamos nos instigam a participar, sem vacilação, das demandas do porvir, de cabeça erguida, com discernimento, dinamismo, potência criativa, coerência e, por que não, humildade para a correção de rumos, de rotas, de perspectivas”, disse.

Premiação e conferência inaugural

A cerimônia de abertura também contou com a entrega do Prêmio Evaristo de Moraes Filho. Em seguida, foi realizada a conferência inaugural, ministrada pela filósofa e escritora Djamila Ribeiro, que falou sobre os desafios e oportunidades para a população negra, com o tema "Trabalho, Justiça e Sociedade".

Autoridades

Além das presidentes da Anamatra e da ANPT, compuseram o dispositivo de honra o Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; o conselheiro do CNMP, Ângelo Fabiano Farias da Costa; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Nelson Lacava Filho; e a presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Fernanda Fernades; entre outras autoridades.

Paridade de gênero

O Congresso teve sequência nesta sexta (11), com destaque para a conferência da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a paridade de gênero nos sistemas de Justiça. A jurista, única mulher na Suprema Corte brasileira e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, foi homenageada pelo seu trabalho no fortalecimento da Justiça no Brasil, com a presença da presidente da Anamatra, Luciana Conforti.

O congresso segue até sábado (dia 12), contando com ampla programação.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra