Marcello Terto e Silva e Ulisses Rabaneda integrarão o Conselho nos próximos dois anos
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) prestigiou, na última terça (11/2), a posse dos dois novos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Silva e Ulisses Rabaneda dos Santos. A cerimônia foi realizada durante a abertura da 1ª Sessão Ordinária do CNJ de 2025. Os empossados passam a ocupar, pelos próximos dois anos, as vagas destinadas à advocacia.
Pela Anamatra, estiveram presentes a presidente Luciana Conforti, o vice-presidente, Valter Pugliesi, a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, e o diretor Legislativo, Marco Treviso.
Abrindo a sessão, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deu as boas-vindas aos novos conselheiros, ressaltando seus currículos e trajetórias profissionais.
Em sua fala, Marcello Terto, que integrou o CNJ de 2022 a 2024, destacou que sua volta ao Conselho é acompanhada de grande satisfação e um forte senso de responsabilidade. Segundo o conselheiro, o tempo em que esteve fora do órgão foi crucial para refletir sobre o papel da advocacia na sociedade. “Não se trata apenas de defender os interesses e prerrogativas da advocacia, mas, acima de tudo, defender a cidadania e o jurisdicionado, a quem se destina o trabalho de todo esse sistema de Justiça”, disse.
Já Ulisses Rabaneda afirmou que é fundamental garantir o fortalecimento e a independência da magistratura. “Juízes devem decidir com autonomia e liberdade, guiados pela Constituição e pelas leis, mesmo que isso signifique contrariar interesses e opiniões majoritárias”, apontou. Para ele, o Judiciário deve atuar pela independência de seus membros, defendendo os direitos fundamentais da democracia. “Para isso, é preciso olhar para os nossos magistrados e garantir-lhes remuneração digna e atrativa aos vocacionados, com a observância das suas prerrogativas constitucionais legais” salientou.
A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, parabenizou os conselheiros empossados. "Desejamos que os conselheiros Marcello Terto e Silva e Ulisses Rabaneda tenham pleno êxito em suas atuações no CNJ. A Anamatra estará sempre à disposição para o diálogo propositivo em atuações conjuntas que beneficiem a magistratura, a advocacia e toda a sociedade. Parabéns aos empossados e sucesso nessa nova jornada", congratulou.