Evento, na Bahia, marcará os 20 anos da iniciativa de cidadania da Anamatra
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, conduziu, nessa quarta (12/11), reunião preparatória para a organização da 17ª edição do Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).
Neste ano de 2024, o Encontro, que marcará os 20 anos do Programa, acontecerá em Salvador e Feira de Santana, na Bahia, entre os dias 21 e 22 de novembro. O Encontro reúne as Associações Regionais de Magistrados do Trabalho (Amatras) para o compartilhamento de relatos e experiências em cada Estado e o debate das ações futuras, tendo por objetivo o aprimoramento do Programa TJC. Confira a programação.
jc
Além da diretora da Anamatra, participaram da reunião, presencialmente, o diretor de Comunicação, Guilherme Ludwig, o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (BA), Leonardo Landulfo Jorge, e a assistente de Cultura e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Assis. Telepresencialmente acompanharam o encontro as juízas Rosemeire Fernandes , da Comissão Nacional do TJC, e a juíza Maíra Guimarães Araújo de La Cruz, integrante da Coordenação Regional do Programa na 5ª Região.
Sobre o TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. O TJC já beneficiou milhares de estudantes em todo o Brasil. Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.
Saiba mais sobre o TJC: https://www.anamatra.org.br/tjc