Obra tem prefácio da ministra Cármen Lúcia e apresentação do ministro Luís Roberto Barroso
“Democracia, Eleições e Participação Feminina – Elas Pensam o Brasil”. Este é o título da obra lançada nesta quarta (6/11), no Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal (STF), com a presença do vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi, e do diretor Legislativo, Marco Treviso.
Coordenada pela secretária-geral do STF, Aline Osorio, e a promotora de justiça do Ministério Público do Paraná, Letícia Giovanini Garcia, a obra foi publicada pela editora Fórum, contando com artigos de mais de 40 juristas e eleitoralistas.
Entre as autoras, estão a ministra de Estado Simone Tebet, as ministras do STJ Maria Thereza de Assis Moura e Daniela Teixeira e as ministras e ex-ministras do TSE Edilene Lôbo, Vera Lúcia Santana de Araújo, Luciana Lóssio e Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro. O livro tem prefácio da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, e apresentação do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
O livro está organizado em 36 capítulos e foi escrito exclusivamente por mulheres. As diferentes vozes femininas se dedicam a analisar, de maneira profunda e multidimensional, diversos debates e desafios contemporâneos relacionados à democracia, às regras do jogo eleitoral e ao papel das mulheres na política. Com as contribuições oferecidas, as autoras buscam influenciar decisivamente os rumos da interpretação dos direitos constitucional e eleitoral e da própria democracia.
*Com informações do STF