TSE: Anamatra acompanha posse da ministra Cármen Lúcia como presidente

Divulgação

Solenidade também empossou o ministro Nunes Marques no cargo de vice-presidente

A diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Dayna Lannes, representou a entidade, nessa segunda (3/6), na posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A magistrada ocupa agora o cargo do ministro Alexandre de Moraes, que deixa a Corte após o fim do mandato. A cerimônia também marcou a posse do ministro Nunes Marques como vice-presidente da Corte. Com a saída do ministro Alexandre de Moraes, o ministro André Mendonça passa a integrar o TSE. A ministra Cármen Lúcia é a primeira mulher a presidir a Corte Eleitoral por duas vezes – o mandato anterior foi no período de 2012 a 2013.

Em seu discurso, Cármen Lúcia referiu-se à "mentira digital" como insulto à dignidade do ser humano. Ela ressaltou os prejuízos causados pela desinformação propagada nas redes sociais, sobretudo em períodos eleitorais. Para a presidente do TSE, empregar as redes para espalhar fake news é um instrumento de covardes e egoístas. "Contra o vírus da mentira, há o remédio eficaz da informação séria", afirmou.

Em nota divulgada por ocasião da eleição dos ministros para a Corte Eleitoral, a Anamatra recordou o seu engajamento a pautas importantes relativas ao cenário eleitoral brasileiro em defesa dos pilares constitucionais e da democracia, como o combate ao assédio eleitoral, com a campanha #TrabalhoSemAssédio, e o combate à desinformação e às ‘fake news’.

*Com informações do TSE

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra