Imóvel sediará as 24 Varas do Trabalho da capital pernambucana
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, acompanhou, nesta segunda (27/5), visita institucional ao TRT6 e ao prédio que será a nova sede do Fórum Trabalhista do Recife (Advogado José Barbosa de Araújo), que abrigará as 24 Varas do Trabalho da capital pernambucana. Além da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT 6/PE), desembargadora Nise Pedroso, a visita contou com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes.
O Fórum do Recife, interditado em novembro de 2022 por questões estruturais, tem funcionado na sede do TRT 6 desde o início de 2023. A necessidade de um imóvel para sediar as Varas do Trabalho da capital pernambucana se mostrava urgente, tornando-se prioridade para a atual gestão do TRT, em um processo administrativo transparente.
O projeto foi aprovado pelo CSJT em setembro de 2023 e, naquela oportunidade, a presidente Luciana Conforti, que é da 6ª Região, parabenizou a decisão. “Essa é uma conquista histórica para todas e todos do TRT 6. Agradeço ao presidente Lelio Bentes pelo empenho na solução desse problema, não só em nome da Anamatra, mas também em nome do TRT 6, devidamente autorizada pela presidente Nise Pedroso Lins".
Os próximos passos foram a aprovação pelo Congresso Nacional e a sanção, pela Presidência da República, da lei que autorizou a destinação do orçamento da União para a compra do imóvel, o qual está situado na Av. Rui Barbosa, nº 251, no bairro das Graças. Agora, estão sendo aprovados os projetos da reforma e adotadas as providências necessárias para as licitações. A presidente da Anamatra, avaliou a visita como altamente positiva. "A sociedade recifense e magistratura esperam há décadas por uma solução definitiva para o fórum trabalhista da capital e agora vemos que essa solução será realidade", ressaltou.