Comissão Anamatra Mulheres realiza primeira reunião em 2024

Encontro foi conduzido pela presidente Luciana Conforti

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta quarta (31/1), reunião virtual da Comissão Permanente Anamatra Mulheres. O encontro esteve sob a condução da presidente Luciana Conforti.

O tema que abriu a reunião foi a elaboração de pesquisa que será direcionada a magistradas e magistrados do Trabalho, a fim de compreender as suas condições de trabalho e principais desafios para uma carreira produtiva e uma vida saudável e equilibrada.

A ideia é que essa pesquisa seja lançada durante o 21º Conamat. Para cuidar especificamente do assunto, foi constituída uma subcomissão, que será integrada pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, e pelas juízas Viviane Martins (Amatra 5/BA), Yara Campos Souto (Amatra 2/SP), Natália Queiroz (Amatra 10/DF-TO), Adriana Manta da Silva (Amatra 5) e Natália Martins (Amatra 10).

Encontro
Em seguida, a Comissão debateu a organização do 5º Encontro das Lideranças Associativas e da Comissão Anamatra Mulheres, que deve ser realizado no dia 15 de março, a partir das 14h, de forma virtual. Foram discutidos aspectos como o formato do evento, possíveis convidadas, bem como sugestões de dinâmicas, atividades e brindes para as participantes. Mais informações serão divulgadas em breve.

Outros temas
As magistradas também trataram de possíveis alterações na página da Comissão no site da Anamatra e apresentaram sugestões sobre novos cursos para 2024 e possíveis temas para apresentação de teses no 21º Conamat.

Comissão Anamatra Mulheres

A Comissão Anamatra Mulheres foi instituída no biênio 2017/2019, com o objetivo de implementar, institucionalmente, ações em torno da temática da equidade de gênero tanto no âmbito da representação associativa quanto no sistema de justiça, bem como promover discussões acerca dos problemas enfrentados pelas magistradas do trabalho na judicatura, por questão de gênero.

Os objetivos da Comissão estão em consonância com o planejamento mundial, expresso pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos no número 5, que trata de equidade de gênero, e número 16, referente à paz, justiça e instituições eficazes; bem como com a Resolução 255/2018, do CNJ, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

Saiba mais sobre a Comissão e as suas integrantes: https://www.anamatra.org.br/comissao-anamatra-mulheres

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra