Juízas Rosane Ribeiro Catrib e Dalva Macedo foram promovidas pelo critério de antiguidade
O secretário-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Ronaldo Callado, prestigiou, nessa quinta (25/1), a solenidade de posse de Rosane Ribeiro Catrib e de Dalva Macedo como novas desembargadoras do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT 1/RJ). A presidente da Amatra 1 (RJ), Daniela Muller, também esteve presente à cerimônia, realizada no Plenário Délio Maranhão, prédio-sede do TRT.
Em seu pronunciamento, Rosane Catrib afirmou que, nesta nova fase de sua carreira, pretende ser uma juíza conscienciosa. “Eis, aí, a juíza que eu quero ser: a juíza humana, afirmada e aplacada pela empatia com meu próximo, com meu irmão, com meu igual, seja ele quem for”, afirmou ela. Já Dalva Macedo fez um discurso pautado pela defesa da importância da Justiça do Trabalho, que, há décadas, de acordo com a magistrada, sofre ataques. “Estou aqui hoje muito grata e honrada por fazer parte da instituição Justiça do Trabalho, que se coloca muito próxima ao jurisdicionado, tendo como principal característica a conciliação de interesses tão antagônicos. Ainda hoje estamos sob ameaça, mas estamos aqui para resistir”, destacou.
O juiz Ronaldo Callado felicitou as magistradas pelas merecidas promoções. “Ambos os discursos demonstram que as novas desembargadoras estão alinhadas com as necessidades atuais, que são um judiciário humanizado e que esteja apto a lutar pela inegociável valorização da Justiça do Trabalho. A Anamatra deseja pleno sucesso às empossadas!”, parabenizou.
Saiba mais sobre as magistradas
Rosane Catrib tomou posse como juíza substituta em novembro de 1993. A partir de então, atuou em diversas varas do Trabalho do Rio de Janeiro. A promoção ao cargo de juíza titular ocorreu em agosto de 1998, quando assumiu a titularidade da 13ª VT/RJ. Em fevereiro de 2004, passou a ficar à frente da gestão da 56ª VT/RJ, que acabou sendo sua última lotação antes da posse administrativa como desembargadora, em outubro de 2023. Desde março de 2021, a magistrada atuava no segundo grau como juíza convocada.
Por sua vez, Dalva Macedo foi nomeada juíza substituta do TRT-1 em novembro de 1993. Em agosto de 1998, ela foi promovida e assumiu a titularidade da 8ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, onde permaneceu até 2014, ano em que foi removida para a 70ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Essa VT ficou sob sua titularidade até dezembro de 2023, quando ocorreu a posse administrativa para o cargo de desembargadora. Desde maio de 2022, a magistrada atuava no segundo grau como juíza convocada.
*Com informações do TRT 1