Dirigentes da Associação participam de evento promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) promoveu, no dia 18 de dezembro, em Brasília (DF), jantar em homenagem ao novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, empossado na data. A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, prestigiou o evento, juntamente com a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, e o juiz Luiz Colussi, integrante da Comissão Legislativa, que presidiu a Anamatra no biênio 2021/2023.
Na parte da manhã, na solenidade de posse, realizada na sede da PGR, Gonet falou de seu compromisso de proteger os direitos fundamentais da população, com rigor técnico baseado nos princípios legais e no respeito aos demais Poderes da República e à democracia. ‘A defesa constante dos direitos inerentes à dignidade que peculiariza cada ser humano deve ser o nosso norte intransigente. Respeitar a dignidade é atuar para que todos disponham da condição mínima para se viver em liberdade, de acordo com as conquistas da civilização tecnológica, democrática e republicana’, declarou o novo PGR.
Paulo Gonet ficará no cargo de procurador-geral da República pelos próximos dois anos, podendo ser reconduzido.
Sobre o novo PGR
Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Ele ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e desde 2012 ocupa o cargo de subprocurador-geral da República, último nível da carreira. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.
Paulo Gonet integrou bancas de diversos concursos públicos e é autor de uma série de publicações e artigos tratando de temas do Direito. Exerceu também os cargos de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU)
* Com informações da PGR