Programação do evento segue até o fim de novembro
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, participou, nessa segunda (13/11), da abertura da 1ª Jornada Justiça e Equidade Racial, no Supremo Tribunal Federal (STF), evento que tem como compromisso combater o racismo estrutural e institucional no Poder Judiciário.
Ao abrir o evento, o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luis Barroso, destacou os avanços e o engajamento do Poder Judiciário em relação às questões raciais. Para o ministro, o racismo estrutural exige uma conscientização de todos.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes. participou da abertura e destacou que o evento representa um marco histórico na luta antirracista, com reconhecimento institucional da necessidade de reparação histórica para a população negra. ‘Os Poderes têm o dever ético de combater os reflexos atuais do racismo estrutural e institucional e, nesse sentido, a Justiça do Trabalho vem implementando ações concretas a fim de promover a equidade racial’, declarou.
Entre as realizações da Justiça do Trabalho que se alinham à temática da Jornada, lembrou o ministro, está o 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e o 3º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd), entre os dias 22 e 24 de novembro, cujas inscrições estão abertas até o dia 21 de novembro (
Confira a abertura do evento: