Aposentados: diretoras debatem atuação da Anamatra nas áreas de prerrogativas e de direitos humanos

Anamatra

Palestra sobre felicidade na aposentadoria também integrou programação do 6º Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados

A programação do 6º Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados teve início nesta sexta (22/9) com a realização de reunião com a presença da presidente, Luciana Conforti, da diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, e da diretora de Cidadania e Direitos Humanos da entidade, Patrícia Sant’Anna.

Na temática de Prerrogativas, entre os assuntos discutidos com as magistradas e magistrados que participam do evento, que segue até este sábado (23/9), no Tauá Alexânia (GO), estiveram os mecanismos de valorização da carreira, acumulação de pensões e proventos, auxílio-saúde, prova de vida, entre outros.

A diretora Dayna Lannes também falou da recente edição da Resolução 520/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas Interseccionalidades no Poder Judiciário. A medida tem como objetivo aprimorar o tratamento da Justiça em relação aos idosos, capacitar servidores e magistrados em relação a questões mais específicas e comuns que os envolvem e permitir que suas demandas sejam analisadas e julgadas em um tempo razoável, para que possam usufruir de seus direitos.

Em sua participação, a presidente da Anamatra, Luciana Conforti, falou da preocupação da entidade com a unidade da Magistratura – incluindo juízes em atividade e aposentados. ‘Fundamentalmente, são discussões que têm como pano de fundo a necessidade de gestões políticas para tratamento igualitário, não discriminatório e até humanitário, em algumas situações', declarou.

Já na temática dos Direitos Humanos, a diretora da pasta, Patrícia Sant’Anna, renovou o convite para que as aposentadas e aposentados participem do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), de forma a fomentar, na sociedade, o conhecimento sobre o trabalho das magistradas e magistrados e o funcionamento da Justiça do Trabalho. A coordenadora nacional do Programa, Rosemeire Fernandes, também falou da importância da iniciativa de cidadania da Anamatra. O Programa completará 20 anos de existência em 2024. Conheça mais sobre o TJC aqui

Felicidade
Também integrou a programação do Encontro a palestra ‘Felicidade na Aposentadoria’, com exposição da professora Francielly de Oliveira Müller Lima, psicoterapeuta humanista. A mesa foi presidida pela diretora de Aposentados da Anamatra, Solange Godoy.

‘A felicidade me parece muito mais estar ligado à saúde emocional do que contente o tempo todo. Felicidade tem a ver com olhar para as adversidades e endurecimentos do mundo com resiliência e encontrar esperança’, explicou a professora.

Para a professora, a aposentadoria deve ser vista como uma possibilidade de se fazer uma checagem, de um retorno a si mesmo, com um olhar de generosidade. ‘Esse é um lindo momento da vida, quando se pode olhar para dentro e buscar encontrar o que há de mais genuíno em nós, em uma quebra de paradigmas sobre o sentir: esse é o maior direito a ser assegurado. Agora podemos viver para ser e não para fazer. Ainda há tempo’, declarou a professora.

Clique aqui e confira as fotos do Encontro. 

Clique aqui e confira a programação do evento. 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra