A ideia é construir mecanismos que garantam a sustentabilidade do sistema solidário
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nessa terça (19/9), reunião virtual da Comissão de Gestão da Mútua Anamatra para o biênio 2023/2025. Além da presidente Luciana Conforti, participaram o diretor Administrativo da Anamatra e Gestor Nacional do programa, Ronaldo Callado, e os juízes Mário Macedo Fernandes Caron, Neide Consolata Folador e Edlamar Souza Cerqueira.
Na reunião, Luciana Conforti e Ronaldo Callado apresentaram o panorama atual da Mútua, prestando esclarecimentos sobre o quadro geral de mutuários e as dificuldades para a sustentabilidade do programa, demonstrando grande preocupação e alertando para a necessidade de debate propositivo para o fortalecimento do benefício, que é um dos principais compromissos da atual Diretoria da Anamatra e um dos temas discutidos na última reunião do Conselho de Representantes.
Nesse sentido, ficou definida a realização de reuniões nacionais junto aos mutuários, com o objetivo de ouvir as suas sugestões de aprimoramento do programa. As datas e horários destes encontros serão divulgados oportunamente.
Além disso, será feito levantamento dos tribunais que ainda não fizeram convênios que permitem o desconto do subsídio da Mútua diretamente em folha, o que contribuirá significativamente para reduzir o número de mutuários inadimplentes.